Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil
Telefone Orçamento Montagem de Móveis Residenciais e Corporativos - Ligue Já Contrate um Montador POM - Click ou Toque para visualizar os telefones de orçamento por localidade.
 

6/26/2013

Cursos e Treinamentos para Montadores de Móveis

Como desenvolver a mão-de-obra em montagem de móveis.

Portal do Montador de MóveisAntes de abordarmos nosso tema, torna-se necessária a construção de uma reflexão sobre as habilidades necessárias para a formação do perfil de um bom montador e o conhecimento relacionado com a montagem de móveis. Obviamente que a profundidade deste conhecimento seja ele prático ou teórico, pode variar muito, então vamos delimitar os requisitos mínimos necessários, focando o estritamente fundamental.

O primeiro aspecto é a necessidade de interpretação de desenhos técnicos, além obviamente da matemática e língua portuguesa básica. Partindo da premissa que o montador é capaz de mentalizar o produto através da representação esquemática, começamos o segundo requisito.

O montador precisa conhecer as matérias-primas que compõe os produtos que deseja montar, sejam elas madeira maciça, painéis reconstituídos de MDP ou MDF, compensados, contra-placados, painéis reciclados pet ou demais variantes. Isoladamente, cada tipo de matéria-prima possui suas características específicas de manuseio.

É necessário que o montador de móveis conheça os dispositivos de fixação apropriados a cada tipo de matéria-prima, sejam eles estruturais ou não. Parafusos, minifix, dobradiças, calços, corrediças, perfis e demais dispositivos e ferragens habituais dentro do segmento moveleiro.

Conhecidos produto e seus componentes já é possível estabelecer as ferramentas adequadas para o serviço de montagem. Temos aqui um novo tipo de requisito, a habilidade técnica em utilizar adequadamente as diferentes ferramentas necessárias durante a execução da montagem. Resumindo a abordagem apresentada de uma maneira direta, temos que o montador precisa conhecer:

  • Desenho técnico do produto
  • Matéria-prima do mobiliário
  • Acessórios, ferragens e dispositivos de montagem
  • Ferramentas para execução da montagem

Finalmente estabelecido o ambiente de formação profissional, podemos abordar cursos e treinamentos existentes para as áreas identificadas. Não iremos nos abster na diferença entre um montador de móveis  planejados e um montador de móveis convencionais. Embora o conteúdo e a profundidade dos quatro tópicos apresentados possa variar, os tópicos em si continuam absolutamente os mesmos.

Para o primeiro quesito, temos o SENAI e diversos outras entidades menores que oferecem cursos de interpretação de desenhos técnicos. Uma carga horária entre 16 e 32 horas consegue cumprir seu papel, tendo em vista que os montadores não serão desenhistas, apenas precisam estar capacitados para interpretar adequadamente os desenhos técnicos fornecidos nos esquemas de montagem.

Em relação à matéria-prima, o ideal seria a obtenção de catálogos dos diversos tipos disponíveis junto aos fabricantes. Feiras de fornecedores para fabricantes de móveis são um outro ponto onde este conhecimento pode ser obtido. Também citamos aqui a Léo Madeiras, que possui um centro de treinamento profissional atuante nesta área, seu foco de negócio.

Em relação aos acessórios, ferragens e dispositivos de montagem, a situação fica um pouco mais difusa, dada a pulverização de fornecedores. O treinamento junto aos fabricantes de móveis pode ser uma solução interessante, embora neste caso a visão permaneça particularizada aos itens usados ou não por este fabricante. Novamente feiras do segmento podem ser uma ótima oportunidade para ampliar seus horizontes de conhecimento.

Para o último tópico, as próprias lojas de ferramentas de grande porte possuem consultores técnicos preparados para instruir o comprador quanto à correta utilização das ferramentas e equipamentos que comercializam. Também o site dos fabricantes (em alguns casos) fornece instruções sobre o equipamento. Ressaltamos que a habilidade manual vem com o uso diário, mas que esta só deve ocorrer após o domínio teórico do ferramental.

Citamos ainda a existência do curso específico para montador de móveis, que cobrem obrigatoriamente os 4 tópicos listados neste artigo. Neste caso, o montador precisa ficar atento na internet e acompanhar a abertura de turmas que ocorre nas diferentes unidades do SENAI espalhadas pelo Brasil. Como dito anteriormente, existem outras entidades que também oferecem o mesmo tipo de curso, dada a carência do mesmo no mercado e a intermitência deste tipo de curso nos calendários do SENAI.

Finalizando o artigo, uma dica importante é que o montador solicite junto aos lojistas que mais trabalha, este tipo de investimento profissional, de preferência com Certificado de Conclusão ao final do treinamento. O lojista pode usar de sua influência junto aos fabricantes e conseguir cursos em suas instalações, facilitando em  muito a vida do montador e contribuindo para o sucesso de todo o segmento moveleiro.

Nossa abordagem não esgota o conteúdo necessário para o desenvolvimento do profissional da montagem, apenas tenta balizar o mínimo necessário para a boa condução de suas atividades profissionais. Esperamos ter contribuído com uma visão prática e direta sobre este assunto, permitindo aos montadores uma visão clara sobre o que é de fato básico em sua jornada profissional.




24 comentários:

  1. Parabéns pelo site.
    Estou procurando curso de montagem de móveis aqui em SC. Sabem informar se existe alguma instituição que oferece este curso? Pode ser presencial ou on-line. Estou disposto a ir a outra Cidade/Estado, para participar do curso.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emmanuel, estamos preparando o material de seu interesse, em breve encontrará novidades aqui!

      Excluir
  2. Parabéns pelo excelente site.
    Encontrei por acaso esse site e adorei. Sou montador a quase quatro anos e conheço bem as dificuldades que minha classe enfrenta. Sou apaixonado pela minha profissão e sonho no dia que teremos nosso sindicato.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber onde tem curso de montador de móveis, se existe pessoas mulheres que já tem essa profissão. Moro no Paraná, na cidade de Toledo, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela, veja o post sobre a primeira montadora de móveis do Portal do Montador. Certamente as pioneiras abrirão caminho nesta profissão!

      Excluir
  4. olá amigos, sou de maceió/al e integrande do sindicato de moveleiros do nosso estado nós estamos precisando montar um curso desse aqui no senai de nosso estado, quais seriam as possibilidades ???? estamos com uma parceria com o governo do estado, senai, sebrae e casa da indústria para resolver esse problema em nosso estado que é a falta de mão de obra capacitada para o mercado atual...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, precisamos tratar diversos detalhes para verificar a viabilidade do curso em sua cidade.

      Excluir
  5. Sou de São Paulo quero ser o melhor montador de móveis, já montei alguns móveis na casa de amigos mais eu quero ser um profissionalizante, um profisional quero fazer no senai mais não sei como fazer? E nem sei onde tem vagas aqui? Por favor me ajudem pois eu quero ser profissional! Me enformem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, nosso material encontra-se em desenvolvimento!

      Excluir
  6. sou de bh mg gostaria muito de fazer um curso de montador de moveis mas nao sei onde o senai e complicado em questao de distancia e disponilidade

    ResponderExcluir
  7. quero saber a onde tem curso de montador de moveis aqui no rio de janeiro

    ResponderExcluir
  8. Boa noite! Estou entrando no ramo de montagens de móveis agora, ja tenho todas as ferramentas necessarias e quero um local de curso de montagem aqui em Curitiba, poderiam me dar informações? Leonardo.

    ResponderExcluir
  9. sou de Passo Fundo- rs. Gostaria de saber onde encontro esse curso aqui perto

    ResponderExcluir
  10. sou de salvador gostaria de saber onde encontro curso de montador de móveis

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo site.
    Estou procurando curso de montagem de móveis aqui em Leme-sp ou por perto da minha cidade.Sabem informar se existe alguma instituição que oferece este curso? Pode ser presencial ou on-line. Estou disposto a ir a outra Cidade/Estado, para participar do curso.
    Ate mais.

    ResponderExcluir
  12. Sou montador de móveis. E gosto muito de cursos de capacitação. Parabéns

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Pelo Sait
    Quero Fazer Um Curso De Montador De Móveis Mas Não Acho Em Londrina Alguém Sabe Me Informar Algum

    ResponderExcluir
  14. Olá sou Rafael gostaria de fazer o curso aki no Rio de Janeiro Mais n estou achando lugar indexa gostaria de ajuda

    ResponderExcluir
  15. Sou de teresopolis rj sou montador ja a uns 15 anos seria bom aqui pra cidade ter um curso se eu nao me engano em petropolis tem ate para nos seria bom pra fazer uma reciclagem pq todo ano coisas novas aparecem

    ResponderExcluir
  16. sou da Bahia itamaraju é quero saber mais sobre o curso de montador de moveis e gostaria de fazer o curso

    ResponderExcluir
  17. sou da Bahia itamaraju é quero saber mais sobre o curso de montador de moveis e gostaria de fazer o curso

    ResponderExcluir
  18. Boa noite! Tem algum curso de montador de móveis em fortaleza/Ce?

    ResponderExcluir
  19. Estou a procura de curso de montador de móveis em Belo horizonte/MG,porém não encontrei ainda nem uma entidade que me forneça tal curso seria possível que vc soubessem de alguma informação sobre tal?

    ResponderExcluir
  20. moro em livramento rs ..sou montador de moveis a mais de 17 anos e nao temos um sindicato dos montadores aqui, pesso ajuda por que nao estamos sendo valorizado por essa nossa profiçao.

    ResponderExcluir