Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil
Orçamento montador de móveis POM
 

8/27/2013

A Boa Montagem : Identificando e administrando os pontos críticos, aprenda com os mestres!

Efetuando a boa montagemEngana-se quem acredita que montar móveis é uma tarefa puramente prática. Observando montadores experimentados em seu exercício profissional e depois comparando seu processo de trabalho com um montador menos experiente, podemos facilmente entender a importância deste post para o treinamento de montadores de móveis recém chegados na profissão.

Acontece que o montador experiente executa de maneira automática diversos passos que são os verdadeiros responsáveis pela garantia do sucesso da montagem do móvel. Muitas vezes baseados neste procedimento padrão implícito, acabam por não transmitir de maneira teórica este rico conhecimento.

Então vamos à ele, o passo-a-passo da boa montagem agora escrito! O raciocínio estruturado do montador profissional agora revelado e ao alcance de todos os montadores que julguem este post relevante.

1) Identificação do produto a ser montado. Neste primeiro exercício mental, o montador que conhece as características do  produto já é capaz de avaliar as ferramentas e etapas e exigidas pela montagem e relacioná-los com os dispositivos e ferragens existentes.

2) Observação do espaço destinado à montagem do produto. Portas, janelas, hidráulica, elétrica, sancas e demais características funcionais, bem como a área de trabalho efetiva em termos de espaço operacional para movimentação e disposição do produto durante todo o processo.

3) Organização do ambiente onde a montagem se dará. Etapa fundamental do processo, pois neste momento o montador estará avaliando o espaço físico necessário para a montagem frente ao espaço disponível e qual a melhor estratégia de montagem a adotar caso exista mais que uma.

4) Movimentação do produto. Normalmente as embalagens não estão no local que será o palco da montagem. Isto porque o momento da entrega não é, em grande parte das ocasiões, o momento da montagem. Sendo assim, a tarefa crítica de movimentar o produto ainda embalado acaba caindo nas mãos do montador. Carinho e paciência são as palavras da vez. Também é bem-vinda uma oração para não encontrar a temida escada caracol...

5) Abertura das embalagens. O montador inteligente tem nesta etapa a responsabilidade de ter o cliente preferencialmente ao seu lado, inspecionando em conjunto toda e qualquer ocorrência diferente do esperado em termos de conformidade do produto adquirido.

6) Ordenação das etapas de montagem, preparando organizando as peças em uma sequência lógica de acordo com os passos da montagem. Também neste momento existe a preocupação com a proteção das peças quanto ao contato com qualquer outro corpo estranho que não seja as mãos ou ferramentas do montador. Proteção do piso com a própria embalagem, remoção de mobiliário alheio ao processo de montagem e qualquer cuidado adicional são bem vindos aqui. Os curiosos podem assistir, mas precisam manter a distância.

7) Execução da montagem propriamente dita. Cuidados adicionais como a garantia do esquadro entre as peças principalmente na fixação dos fundos, nivelamento do produto em relação ao piso, regulagem das portas e gavetas são itens obrigatórios na boa montagem. O montador profissional vai conferi-las mais uma vez ao final do processo.

8) Restauração do ambiente da montagem. O bom montador tem como "obrigação" devolver o ambiente melhor do que encontrou. Plásticos, papelões, calços, cintas e todo o material descartado precisam ser removidos e o chão varrido ou até mesmo limpo para a entrega do produto. Este tipo de atitude acaba de maneira indireta contribuindo para a imagem do produto. Não adianta uma obra de arte misturada ao lixo, o bom montador sabe disso.

9) Entrega do produto. Nesta etapa é chegada a hora da coroação do trabalho, o montador apresenta o produto e suas características, experimenta portas e gavetas na frente do cliente e o convida a fazer o mesmo, testando todas as funcionalidades do móvel adquirido. Entrega seu cartão, faz seu comercial e despede-se cordialmente. Novas oportunidades surgirão efetivamente aos que seguem todos os passos acima.


Sucesso a todos!

0 comentários:

Postar um comentário