Problemas de Montagem: Contornando e Evitando uma Assistência Técnica ~ Montagem e Desmontagem de Móveis SP (011) 4118-6437 | BLOG POM

Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil. Orçamento via Whatsapp.

Suporte WhatsApp

8/17/2013

Problemas de Montagem: Contornando e Evitando uma Assistência Técnica

Portal do Montador de Móveis
Nem todos os dias são iguais, nem tudo é perfeito e nem sempre é possível resolver nossos problemas. A vida é assim...

Quem trabalha neste ramo de montagem de móveis bem sabe do que falamos. Até o produto finalmente chegar na casa do cliente, inclusive nos casos de móveis sob medida, muitas são as armadilhas de percurso.

A primeira delas já foi comentada, o projeto em si, porém o caminho é extenso após essa etapa. As falhas podem surgir nas mais variadas etapas: Da fabricação, da embalagem, do estoque do fabricante, do transporte até o lojista, do armazenamento no lojista, do transporte até a casa do cliente e até mesmo infelizmente pelas mãos do montador.

Neste post nos limitaremos à seguinte situação: O montador está na casa do cliente, a embalagem estava intacta no momento da abertura, o cliente está de olho em cada detalhe  e a montagem já se encontra em curso. Senhores, é o avião em pleno vôo aparentemente perfeito, está tudo nas mãos do montador, o comandante do produto e o responsável pela satisfação do cliente!

Repentinamente aparece um problema na montagem do produto, hora de raciocinar!

1) É um problema sem solução? Está faltando um item? Existe uma peça que não pertence ao produto? Apareceu uma peça avariada sem condições de recuperação? Bem, se foi um desses casos...fim da linha, hora de abrir o terrível pedido de assistência técnica.

Claro que o aborrecimento do cliente será bem maior  que o seu, afinal é ele quem vai ficar com o problema em casa. Porém, é importante que ele saiba que você fez o seu melhor e reconheça seu empenho. Seja calmo, prestativo e ajude em tudo o que puder, mas a bola agora é do cliente,.

Temos um momento delicado na situação comercial, já que ambos perderam. Seja solidário e ofereça seus serviços para quando a técnica chegar. Valores passam a ser assuntos secundários, preocupe-se em ajudar o cliente, a recompensa profissional vem para quem age dessa maneira, esteja certo disso!

2) O problema pode ter solução, mas será necessário alterar as características do produto de forma que ele vai perder a garantia. O Portal do Montador não aconselha este procedimento, mas reconhece que existem montadores marceneiros com uma elevada bagagem técnica e profissional. Esses profissionais, via de regra explicam o que é possível fazer e solicitam ao cliente que preencha um Termo de Autorização, para que as alterações técnicas sejam executadas.

Assim como o POM, lojas e fabricantes não apoiam este procedimento, mas todos sabem que ele existe. O cliente é o dono do produto, cabe a ele decidir se este tipo de decisão compensa.

3) O problema pode ter solução pois são necessárias pequenas alterações e o montador tem habilidades técnicas e recursos de ferramental para isso. Normalmente nestes casos, temos peças com furação ausente ou errada, mas que ficam ocultas. Peças de medidas maiores que o necessário, mas que podem ser diminuídas. Peças com acabamento ausente do lado onde deveria existir, mas que podem ser revertidas. Itens faltantes que são padronizados como parafusos, dobradiças e outros que o montador normalmente possui sobressalentes, ou ainda pequenos defeitos de acabamento que podem ser retocados.

Neste último caso descrito, o Portal do Montador decididamente está convencido de que vale à pena o ajuste do produto para que uma assistência técnica seja evitada, todos saem ganhando. Para chegar a este nível, como dito...o montador de móveis precisa ter uma bagagem profissional. Este é o profissional que as lojas procuram, é o cara que resolve e que infelizmente não existe em abundância no mercado como gostaríamos.

Para este tipo de profissional as portas sempre estarão abertas, pois ele atua com profissionalismo e sabe muito bem onde esta pisando.

Sucesso à todos e bom final de semana!

2 comentários:

  1. muito bem falado e que no caso o montador for particular qual seria o procedimento
    com o cliente cobrar visita sim ou não

    ResponderExcluir
  2. A visita precisa ser cobrada, afinal você é um profissional. Por outro lado, o cliente já está insatisfeito com o problema da técnica. O montador poderia então, caso seja novamente chamado para executar a técnica, dar um desconto do 50% no valor da visita. Esta seria uma saída elegante!

    ResponderExcluir