Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil
Orçamento montador de móveis POM
 

10/14/2013

Marketing Pessoal: Fidelizando e aumentando sua Carteira de Clientes como Montador Profissional!

"À mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta".

Atualmente, a afirmação é usada em palestras de marketing para dizer, por exemplo, que um profissional deve ser como a mulher de César. De que adianta ser um excelente montador de móveis de qualidade técnica acima da média, mas apresentando-se de maneira totalmente desleixada?

Sim senhores, a aparência é fundamental, ela não interfere no resultado de seu trabalho, mas fica associada à imagem que as pessoas constroem a seu respeito. Muitos foram os workshops e eventos onde o montador ouviu o mesmo discurso, mas não deixe esses ensinamentos jogados ao vento, não se prejudique por insistir em não acreditar no poder da imagem. Dois montadores de mesmo gabarito, sendo um deles de boa apresentação visual, qual será escolhido pelo cliente?

Mudança de atitude e comportamento nem sempre é fácil, mas quando se fala em sobrevivência no mercado, passa a ser obrigatória. Vamos então revisitar os ensinamentos básicos do Marketing Pessoal, temos visto muitos montadores que ainda não compraram o discurso para transformá-lo em prática diária.

Seguem os fundamentos:

1) Higiene - Não interessa o quanto nos sujaremos no trabalho. É preciso acordar mais cedo, tomar um belo banho, estar perfumado (sem excesso). Cabelo, barba e unhas aparados. Cada um tem seu estilo, o cabelo pode ser comprido, mas tem que ter um corte. A barba pode existir, mas tem que ser cuidada e as unhas limpas. Roupa suja no início do dia...nem pensar! A roupa pode ser velha, isso não é defeito, mas tem que estar limpa. Uma camiseta extra na mochila, um desodorante e um Halls vão bem. Este é seu kit de apresentação, use-o diariamente.

2) Pontualidade - Cumpra os horários combinados, se acontecer algo imprevisto, avise seu cliente com antecedência. Ele também tem seus compromissos diários, não pode ficar à sua disposição, principalmente porque é o cliente, então ele tem a preferência. Não ande com o telefone sem crédito, você será o maior prejudicado.

3) Apresentação - A educação e a cordialidade são fundamentais. Nunca fale alto ou grite. Também não precisa acelerar, fale pausadamente e com propriedade. Não tenha pressa em começar as atividades, escute seu cliente, entenda o que ele espera do você antes, durante e depois da montagem. Caso trabalhe em equipe, o respeito vale inclusive para o colega, não crie situações embaraçosas na frente de seu cliente. Deixe os conflitos para resolver depois, fora do ambiente de trabalho.

4) Comportamento - A casa ou estabelecimento não são seus. Assuma atitudes de pessoa reservada, cuidado com a tentativa de aproximação e intimidade, isto vai destruir instantaneamente sua imagem profissional. O início do trabalho não é hora para pedir água, banheiro ou qualquer outro tipo de necessidade. Tenha a montagem em andamento antes de tais solicitações.

5) Organização e Limpeza - Já tivemos a chance de escutar de um montador que ele não é gari, isso causou uma profunda tristeza, realmente lamentável. Varrer o ambiente, passar um pano e chão não diminui ninguém, pelo contrário, valoriza o profissional. O cliente tem a clara percepção que o montador é asseado e está totalmente comprometido com o resultado final da montagem.

6) Prestatividade - Seja uma pessoa disponível, mas tomando cuidado para que não se aproveitem de sua solicitude. O profissional tem preço para tudo, trabalho grátis é caridade, faz bem para a alma mas não resolve o problema do bolso. Cobre o valor justo e então dê o máximo de si na atividade contratada!

Siga esses fundamentos, são a base de seu sucesso profissional, cada cliente será uma nova conquista. Você vai fazer a diferença!

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