Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil
Telefone Orçamento Montagem de Móveis Residenciais e Corporativos - Ligue Já Contrate um Montador POM - Click ou Toque para visualizar os telefones de orçamento por localidade.
 

11/12/2013

Combo Bedroom: O conceito por trás de uma tendência!

Combo Bedroom
Estamos hoje em dia, diante de uma verdadeira revolução de conceitos no mobiliário mundial. O próprio mercado da construção civil, mercado este que dita os parâmetros do consumo na indústria moveleira, se vê desafiado por conceitos de moradia completamente diferentes dos de 20, 10 e porque não dizer de 5 anos atrás.

O fenômeno da verticalização populacional  mudou drasticamente. Estamos bombardeados por projetos onde a valorização dos espaços destinados ao lazer e áreas comuns virou uma verdadeira coqueluche para a comercialização de imóveis e os espaços destinados a área privada tiveram sua participação reduzida ao máximo.

Logo, criou-se mais um grande desafio para a indústria moveleira...O desenvolvimento de produtos com linguagem própria para esses espaços minúsculos. Eles naturalmente exigem um maior estudo técnico para se tornarem funcionais e ainda compensar uma deficiência gerada pela dificuldade decorativa dos espaços hoje ofertados dentro do novo contexto.

Esse novo perfil de moradia, se olharmos anos trás, já existia no Japão e China devido a alta concentração populacional. O cenário mundial apenas acabou incorporando esta filosofia com o avanço demográfico nas grandes metrópoles.

O próprio mercado americano é um bom exemplo desse fato. Com o boom da construção civil, antes de sua crise em 2008,  esse novo jeito de morar tomava corpo e com ele os novos conceitos de mobiliário e interiores, nascendo assim em 2010 logo após a crise, um novo nicho de mercado no mundo do mobiliário, que os frequentadores da feira de High Point já devem ter apreciado.

Nova York é a cidade das quitinetes, naturalmente o foco desta tendência. Falamos do Combo Bedroom , sem tradução adequada, pois combo é  a junção ou união e Bedroom, quarto ao pé da letra. Obviamente este tipo de mobiliário exige dispositivos para rebater as camas ou sofás, considerados caros pela industria moveleira nacional. Talvez a análise errada de custos tenha atrasado a viabilidade desta filosofia no Brasil. O cliente precisa resolver seu espaço, então o caro chega a ser relativo.

Esse novo tipo de mobiliário e conceito de design de interiores (releitura das antigas murphy beds), nada mais é que o conceito do móvel três em um ou quatro em um e assim por diante, ou seja, móveis e projetos que adquiram tripla ou quádrupla funcionalidade. Tudo isso visando á máxima racionalização e utilização de espaços, exatamente pela sua limitação.

Diante de tal paradigma, nos deparamos com uma grande pergunta. As indústrias nacionais, designers e arquitetos de interiores acordaram para esse novo conceito de mobiliário e de decoração? Essa é uma pergunta que necessita de resposta imediata, afinal o mercado não espera!

Post gentilmente elaborado por Adélia Covre, novamente colaborando com o Portal do Montador!

Um comentário:

  1. Segue o link de uma marcenaria no Rio de Janeiro apostando forte nesta ideia Vídeo Combo Bedroom

    ResponderExcluir