Eficiente ou eficaz: Quem é habilidoso consegue ser rápido? ~ Montagem e Desmontagem de Móveis SP (011) 4118-6437 | BLOG POM

Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil. Orçamento via Whatsapp.

Suporte WhatsApp

11/11/2013

Eficiente ou eficaz: Quem é habilidoso consegue ser rápido?

Peter Drucker, grande estudioso da administração moderna definiu a eficiência como "fazer certo as coisas" e a eficácia  como "fazer as coisas certas.”

Pode parece um pouco estranho entender tal diferença entre dois pensamentos tão parecidos, mas daremos aqui um exemplo bastante simples.

Um montador de móveis eficiente consegue montar seu produto rapidamente, mas vamos imaginar que ele esqueceu-se de um detalhe importante, o cliente tinha combinado que era para aguardá-lo chegar em casa pois iria definir em qual cômodo o produto seria montado.

Faltando esta observação, o produto foi montado no cômodo errado e desta forma, o montador não foi eficaz, pois falhou em relação ao todo que o cliente esperava. Ser eficaz é portanto primordial em relação à eficiência. Geralmente os erros de comunicação reduzem a eficácia das ações.

Eficiência significa a realização de um trabalho correto, sem erros, por outro lado a eficácia significa realizar um trabalho que atinja o resultado esperado sendo esta a grande diferença das duas palavras.

Chegando agora na questão da habilidade, claro que é fundamental montar rapidamente. Porém o montador de móveis eficaz, consegue também efetuar suas atividades de acordo com o que foi combinado ou com o que se espera do mesmo. Não existem dramas posteriores gerados por mal entendidos.

Vale ressaltar que para o montador e móveis profissional, a eficácia é regida pelo bom senso ao passo que a eficiência é regida pela habilidade. Aliado ao seu negócio, o bom senso também é capaz de beneficiar o montador de móveis no mercado de trabalho, pois estará se destacando sempre no momento da comunicação com seu cliente.

A maioria das lojas insiste em procurar o perfil do montador eficiente, mas algumas delas, as que possuem alguns bons fundamentos em gestão de recursos humanos já sabem escolher o montador de móveis habilidoso, porque ele mesmo não sendo tão rápido, é eficaz. Seu comportamento segue de acordo com o lema do filme tropa de elite, "missão dada é missão cumprida"!

Sucesso e boas montagens!

0 comentários:

Postar um comentário