Móveis de Aço exigem técnicas de montagem diferentes das usadas nos móveis de madeira ~ Montagem e Desmontagem de Móveis SP (011) 4118-6437 | BLOG POM

Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil. Orçamento via Whatsapp.

Suporte WhatsApp

11/27/2013

Móveis de Aço exigem técnicas de montagem diferentes das usadas nos móveis de madeira

Móveis de aço possuem detalhes de montagem diferentes dos móveis de madeira

Portal do Montador de Móveis
Os móveis de aço podem ser considerados um capítulo à parte no mundo da montagem dos móveis seriados (convencionais e modulados), dado o processo de fabricação distante dos móveis de madeira.

A industrialização dos móveis de aço exige como o próprio nome define, equipamentos utilizados na indústria metal mecânica. Falamos de prensas, guilhotinas, dobradeiras, estampadoras, acabamentos por pintura eletrostática (epoxi) além do tradicional esmalte. Desta maneira, torna-se relativamente inviável a fabricação de móveis planejados neste tipo de material, embora existam raros exemplos.

Também relacionado ao material, a grande aceitação deste tipo de mobiliários fica restrita a cozinhas e escritórios e armários do tipo vestiários utilizados em  academias, clubes, maleiros e outros. Alguns deles  até mesmo chamados de roupeiros.

Existe um grande diferencial construtivo, relacionado à maneira encontrada para estruturar o produto. Se nos móveis de madeira falamos de painéis, nos móveis de aço o princípio se mantem, mas existem as barras de travamento e sustentação, as abas e o próprio encaixe entre as peças, responsáveis pela resistência estrutural do produto.

Para os móveis de aço, a espessura é dada pelo calibre da chapa. os calibres mais utilizados são o 22, 24 e 26. O curioso é que o calibre é inversamente proporcional á espessura da chapa. O calibre 22 utiliza chapas de 0,65mm, o calibre 24 chapas de 0,50 mm e o calibre 26 chapas de 0,40 mm de espessura. Portando, é muito importante observar tal detalhe no momento da aquisição do produto.

O processo de montagem é bastante interessante pois existem rasgos, dobras e ranhuras para acomodar o encaixe entre as peças e respectivas abas. A característica do encaixe é o grande ponto de diferenciação em relação aos móveis de madeira além obviamente da questão da matéria-prima.

Entre os montadores, existe um grupo que se apaixona por este tipo de montagem baseado nos encaixes. Aqui aparece a figura da porca, aliada ao parafuso durante a montagem. Também entre as peças metálicas, existem os calços, dispositivos de união feitos em plástico, responsáveis pelo travamento entre as peças. Um estilo de montagem como dito, significativamente diferente quando comparado aos móveis de madeira.

Até mesmo em relação aos parafusos, dado o material metálico, existe a constante presença de buchas para a fixação dos parafusos, que não encontram aqui a maleabilidade da madeira para sua fixação.

Para os montadores que se identificam com este tipo de montagem, ressaltamos o cuidado que devem dispensar na movimentação das peças, pois uma vez riscadas, não existe a possibilidade de retoque como ocorre nos móveis de madeira.

Teoricamente, a montagem do móvel de aço seria mais lenta, mas observamos que as operações são mais diretas, não existe uma cavilha para adicionar cola por exemplo, mas existe por outro lado a porca do parafuso. Desta maneira, chegamos à conclusão que o tempo de montagem mo móvel em questão, está mais ligado ao projeto em si do que à matéria prima do produto.

Independente se de aço ou madeira, boas montagens a todos!

0 comentários:

Postar um comentário