Detalhista, perfeccionista, organizado ou educado: Quais as qualidades fundamentais para um montador de móveis além da habilidade? ~ Montagem e Desmontagem de Móveis SP (011) 4118-6437 | BLOG POM

Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil. Orçamento via Whatsapp.

Suporte WhatsApp

12/04/2013

Detalhista, perfeccionista, organizado ou educado: Quais as qualidades fundamentais para um montador de móveis além da habilidade?

Afinal de contas, além da habilidade e do conhecimento técnico, quais são as principais qualidades que o cliente procura em um montador de móveis?

Portal do Montador de Móveis Como já ouvimos por diversas vezes, o ser humano é um indivíduo altamente sociável e foi dentro desta característica particular que desenvolvemos nossa civilização.

Olhando os detalhes dos relacionamentos sociais, percebemos que existem qualidades comuns que sempre buscamos em qualquer tipo de relacionamento e outras qualidades que são seletivas, de acordo com o tipo de relacionamento em questão.

Poe exemplo, para um professor a qualidade de ser paciente, isso não seria tão adequado para um salva-vidas. Tal profissão precisa de uma atitude instantânea, mesmo que se depare com um banhista brincado ao pensar que estava se afogando, pois ser salva-vidas exige iniciativas imediata, não dá para esperar pacientemente uma situação em andamento.

Partindo para o caso específico do montador de móveis, chegamos em uma situação onde poderíamos fazer uma extensa lista de qualidades e assim deixar todos os profissionais ainda mais confusos porque não é fácil, seja para qualquer profissional listado, ter uma enorme diversidade de qualidades. Vamos ser mais honestos e realistas, existem atitudes momentâneas que não são repetitivas e existem atitudes de perfil pessoal (essas sim as virtudes).

Desta maneira, precisamos olhar para o espelho na tentativa de identificar quais são nossas maiores virtudes, pois estas definitivamente serão as armas utilizadas na construção de nossos diferenciais, nossas características, nossa marca no atendimento ao cliente.

Ainda da mesma maneira (embora guardando segredo), devemos identificar também nossos maiores defeitos, para que possamos policiá-los adequadamente, evitando que contaminem nossos relacionamentos comercias (e por que não aproveitar este post para relacionamentos pessoais também?).

Quando falamos em pontual, este tipo de atributo faz parte das qualidades comuns. Existem por exemplo alguns montadores de móveis que são mais cordiais e atenciosos, outros porém são mais detalhistas e perfeccionistas. Alguns nem são tão educados no sentido de serem mais diretos, pois a falta de cortesia não é aceitável, outros porém são mais discretos e atenciosos. Neste caso falamos de qualidades seletivas.

Enfim, poderíamos escrever um dicionário de adjetivos desejáveis para o montador de móveis, mas não é o foco da questão. Na verdade, desejamos que cada montador consiga fazer o seguinte exercício. Escreva em uma folha de papel, profissionalmente falando, as 5 maiores qualidades que você acredita possuir e também os 5 maiores defeitos.

Depois disso, peça para um amigo com o qual tenha uma convivência ao menos razoável (o ideal seria uma longa amizade) para escrever o mesmo sobre você. Feito isso utilizando os dois papéis, verifique se ao menos duas qualidades e dois defeitos se repetiram. Isto vai acontecer para aqueles que realmente se conhecem.

Caso isto tenha acontecido, o exercício cumpriu seus objetivos, agora você tem em mãos as suas duas melhores armas para imprimir sua marca, sua imagem profissional. Aprenda a explorá-las, pois isto será notoriamente reconhecido onde você estiver. Da mesma maneira, dedique  a máxima atenção em seus dois maiores defeitos, pois eles poderão ser responsáveis por amargos dissabores se não forem adequadamente policiados e atenuados eu seu cotidiano.

O segredo é simples, pense nisso e faça a transformação de suas qualidades em poderosas ferramentas de desenvolvimento profissional. Sucesso!


0 comentários:

Postar um comentário