Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil
Telefone Orçamento Montagem de Móveis Residenciais e Corporativos - Ligue Já Contrate um Montador POM - Click ou Toque para visualizar os telefones de orçamento por localidade.
 

6/10/2014

Busca por serviços de montagem abaixo do esperado em maio de 2014

Montador de Móveis POM

A busca por serviços de montagem reflete o nível de demanda atual não só do segmento moveleiro, mas do mercado em geral.

Ao iniciar este post nossa ideia persiste em isolar fatores políticos dos indicadores que acompanhamos mensalmente, sejam eles os próprios do POM, de empresas do segmento moveleiro ou de informações econômicas gerais disponibilizadas na mídia sobre economia.

Sabemos que os fatos estão associados. Mesmo assim, tentaremos um enfoque que não siga pelo caminho da crítica política e sim pelo do planejamento e da ação.

Para os montadores, pedimos atenção e união pois acreditem ou não, os fabricantes estão conosco no mesmo barco, barco este que perdeu vento nas velas nos últimos 12 meses de maneira bastante sensível. Esperamos ainda que tal quadro se reverta, apesar de não existirem argumentos sólidos para este tipo de expectativa à curto prazo.

Podemos citar duas importantíssimas feiras do setor que foram canceladas, uma em agosto de 2013, a Brasil Móveis (antiga FENAVEM São Paulo - Anhembi) e outra agora em julho de 2014, a Movinter (Mirassol - SP). Não é apenas a Copa ou a eleição ou até mesmo o carnaval ocorrido em março que influenciam. Vivemos uma desaceleração do segmento que não se restringe ao moveleiro, falamos de uma desaceleração industrial no Brasil, aprofundada nos últimos 12 meses.

Tomando como base o mês de maio/14, como regra geral, ficou cerca de 12% abaixo do esperado em termos de consultas por montagens. Considerando que busca por montagem de móveis planejados se manteve aparentemente quase constante (deveria ter subido), podemos dizer que a de móveis convencionais teve uma queda mais significativa que os 12%, apesar da montagem de planejados em termos unitários ser bem menos expressiva.

Como um alento positivo, encontramos uma reduzida parcela empresários fabricantes de móveis que conseguiram manter (a duras penas) planos de investimento em andamento, mas isto não faz parte regra geral, que segue a desaceleração industrial. Até onde sabemos, não existem NOVOS planos de investimento no segmento, o que persiste é um clima de "aguardo cautela".

Então olhamos para o montador de móveis que aparentemente sente-se uma formiguinha dentro de um contexto tão abrangente, mas o que ele pode fazer isoladamente? Pode fazer muito!

Em um primeiro momento, entenda que teremos pela frente um ano difícil até outubro, mas preparem-se, vai existir positivamente uma bolha em novembro e dezembro, por pior que esteja a situação econômica. Se estamos certos no quadro que enxergamos, ela durará esses exatos 60 dias. Então o planejamento para este cenário precisa ser extremamente organizado.

Falamos de coisas simples, quem tem moto cuide dos pneus, da relação, mesmo que isso signifique sacrifícios. Quem tem carro a mesma coisa, só tem até meados de setembro para deixar no jeito, JULHO é hora de manutenção e preparação. Isso vale ainda para ferramentas, mochilas, etc. POR FAVOR, não deixem a organização para novembro, porque a colheita vai ser magra e rápida demais este ano, gastem o tempo disponível nesses dois meses apenas com montagens, evitem outros compromissos, planejem e preparem-se com antecedência.

No inverno historicamente vende-se menos, as pessoas saem menos de suas casas para comprar. Observando a desaceleração industrial, a Copa e as eleições somadas ao inverno, temos meses extremamente difíceis pela frente.

Para aqueles montadores que estão com um tempo ocioso maior, sugerimos que façam cursos rápidos de encanador ou eletricista básico, ficar no sofá só vai piorar as coisas. Aproveitem o período de férias escolares, muitas oportunidades de estudo aparecem, pois as escolas estarão com uma enorme disponibilidade de salas vazias.

Também é um momento propício para caprichar no site, fazer um cartão mais turbinado, distribuir panfletos na vizinhança ou achar qualquer forma de estar mais presente junto aos clientes já fidelizados. Aproveite para fazer uma visita para estes clientes, ver se precisam de alguma manutenção ou qualquer tipo de apoio.

O que podemos fazer do lado de cá é, além de torcer para o Brasil da "bola", é rezar pelo Brasil da "economia". Tivemos uma enorme chance de crescer no mercado mundial por cerca de 10 anos, mas infelizmente não fomos politicamente capazes de aproveitá-la tão bem como poderia ser, crescemos bem menos que outros países em mesmas condições quando comparado o PIB apresentado pelos países monitorados.

Por vezes torna-se difícil o compromisso com a verdade, pois exige escrever sobre assuntos contrários a nosso desejo. Enfim, somos engrenagens de um sistema bastante complexo, mas dentro de nossa função, o que resta é fazer um trabalho bem feito. O montador de móveis precisa continuar na mesma direção em que resolveu apostar, qualificação e profissionalismo. Dificuldades sempre existirão!

Em nossos próximos posts voltaremos a tratar, então, destes dois importantes temas e outros assuntos de conteúdo motivacionalmente positivo para nossa categoria.

0 comentários:

Postar um comentário