Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil
Telefone Orçamento Montagem de Móveis Residenciais e Corporativos - Ligue Já Contrate um Montador POM - Click ou Toque para visualizar os telefones de orçamento por localidade.
 

1/20/2015

Instalar um móvel é mais que apenas montar, o cliente precisa se informar para contratar corretamente

Existem montadores de móveis não qualificados para a instalação. Entenda a diferença e acerte na contratação!

Montador e Instalador de Móveis
Sim meus senhores, existem clientes extremamente desapontados quando contratam um montador de móveis. Sabemos que existem falhas de comunicação, mas detectamos casos nos quais alguns montadores não esclarecem o cliente de maneira adequada quanto à montagem do produto. 

Resta saber se tal atitude foi ou não proposital para não perder o serviço, mas isto de nada resolve pois este montador acabará perdendo em definitivo o cliente.

Deixamos claro que o montador de móveis profissional tem a OBRIGAÇÃO de informar o cliente caso não execute a instalação do produto, pois isto passa a ser uma questão de ética na prestação do serviços de montagem. O cliente precisa saber claramente o que será executado na contratação dos serviços. A resposta "Eu sou montador de móveis e não um instalador", precisa ser dada antes da contratação e não na casa do cliente.

A situação típica ocorre na montagem de gabinetes de cozinhas ou de banheiros sob a pia. O cliente fecha o contratação e os valores, sendo que muitos inclusive acabam achando barato diante do que têm em mente. Montar um gabinete de cozinha ou banheiro é realmente um serviço de montagem de móveis, porém certos montadores deveriam avisar que a fixação na parede, a instalação da torneira e sifão, a instalação da cuba e muitas vezes inclusive a calafetação desta pia são serviços de instalação.

Oras, É CLARO que o cliente não sabe disto na maioria das vezes. Agora coloque-se no lugar de quem o contrata, qual seria o sentimento ao descobrir que o profissional vai embora após o serviço e ainda assim você vai ficar sem poder utilizar seu produto, dado que falta instalar torneira, cuba, sifão ou seja lá o que for? Pois bem, o montador diria que isto é a parte do encanador? Para nós se disser isto ao telefone ANTES de pegar o serviço, tudo bem, o que não vale é SONEGAR informações para seu futuro cliente. Ele merece a verdade!

Este tipo de comportamento acaba ferindo todos os montadores de móveis, sejam os que fazem ou os que não fazem a instalação dos móveis, isto porque transmite uma imagem extremamente ruim, típica do prestador de serviços que não está comprometido com a satisfação do cliente e sim apenas com o propósito de faturar.

O montador de móveis que age com clareza, aquele que não realiza a instalação mas esclarece isso a seu cliente durante o orçamento, pode sentir-se traído ao ver certos profissionais trabalhando da maneira errada. Isto desvaloriza toda a classe profissional, deixando o cliente em dificuldades com aquela resposta que já citamos no início deste post, ao ir embora sem realizar a instalação e ainda dizendo que tem direito de receber o valor combinado pelos serviços executados. Na percepção do cliente, não era isto o combinado, resta saber se a falha de comunicação foi intencional ou não!

Escrever este post é uma contribuição que fazemos aos montadores de móveis que trabalham com transparência e acabam perdendo orçamentos por serem honestos com seus clientes por dois motivos, ou porque avisam que não fazem a instalação e acabam perdendo o serviço ou porque encontram argumentos para explicar ao cliente o porque da diferença de valores praticados.

O montador que não realiza a instalação está preparado para perder o serviço para aquele que está qualificado a executar, o difícil é perder para o que ocultou este a informação, isto realmente desanima o profissional. O mesmo vale para o que instala e acaba perdendo o serviço para o montador do menor preço que vai deixar o cliente em dificuldades.

Uma coisa interessante é que instalar um balcão de cozinha ou banheiro não exige grandes esforços adicionais, o conhecimento para instalar também não é algo tão complicado que um simples treinamento não resolva. Complementando e finalizando o assunto, fita veda roscas, cola de silicone, massa de calafetação, bujões hidráulicos e chave de grifo são itens essenciais do instalador deste tipo de produto e precisam estar na mochila ou caixa de ferramentas de maneira obrigatória.

Sucesso aos montadores e instaladores de móveis!


C. Perin

0 comentários:

Postar um comentário