Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil
Telefone Orçamento Montagem de Móveis Residenciais e Corporativos - Ligue Já Contrate um Montador POM - Click ou Toque para visualizar os telefones de orçamento por localidade.
 

5/22/2015

Corrediças para Gavetas (Parte I): Tipos de deslizamento, aplicações e instalação na montagem de móveis

Corrediças para Gavetas: Dispositivos Fundamentais na Funcionalidade do Mobiliário (Parte I)

Corredicas para Gavetas
O Portal do Montador inicia hoje a abordagem de mais um assunto fundamental para o sucesso profissional de um montador de móveis, o conhecimento e a correta utilização dos diferentes tipos de corrediças para gavetas disponíveis no mercado, aquelas com os quais normalmente nos defrontaremos durante uma montagem.

As gavetas são atualmente um dos mais importantes meios de otimização de espaço nas modernas cozinhas, banheiros e quartos, sejam os móveis do tipo convencional, modulado ou principalmente planejado. Elas se fazem presentes na grande maioria do mobiliário comercializado, isto porque as corrediças trazem vantagens e benefícios únicos em termos de usabilidade.

Saber qual o modelo ideal para os mais variados tipos de projeto agregará certamente valor ao produto, trazendo ainda um toque de sofisticação, estilo e requinte, dependendo do modelo escolhido.

As corrediças estão diretamente relacionadas com a percepção da qualidade do produto pelo cliente, elas podem aprimorar ou comprometer a suavidade na abertura e no fechamento de uma gaveta. Muitas vezes ignorada (principalmente na montagem de móveis de baixo padrão), a qualidade do desempenho de uma corrediça é portanto essencial e fundamental. 

Algumas características básicas no funcionamento de uma gaveta são determinadas pela corrediça utilizada. Carga máxima, extração máxima e a existência ou não de amortecimento, são algumas dessas importantes características. O cliente embora não conheça tais variáveis, tem a clara sensação do bom ou mal funcionamento das corrediças durante o manuseio das mesmas, prática que deve ser "obrigatória" antes da aquisição do produto. Para o caso de lojas virtuais (ecommerces) muita atenção, é preciso "ler" as especificações técnicas do produto, onde o tipo de corrediça utilizado precisa estar especificado claramente.

Basicamente é importante saber que existem duas formas de construir gavetas: utilizando uma caixa de madeira fixada às corrediças, ou com sistemas prontos de laterais metálicas (aço, alumínio, aço inox), que acompanham as corrediças que ficam embutidas no próprio sistema. No primeiro caso, as corrediças podem ser divididas em três tipos: corrediças leves (ou de rolamentos), corrediças telescópicas (ou de esferas), e corrediças invisíveis.

As corrediças para gavetas são largamente utilizadas em móveis para cozinha, banheiro, área de serviço, dormitório, sala ou escritório. Quanto ao modo do deslizamento, podemos classificar as corrediças em cincos tipos característicos, mecanicamente falando:

  • Guias deslizantes simples
  • Corrediças com deslizamento por rodízios
  • Corrediças com deslizamento por roletes
  • Corrediças com deslizamento esférico
  • Sistema para armários altos
  • Sistema para arquivos (pastas suspensas e outros)

É preciso que fique evidenciada a principal vantagem de utilizarmos gavetas em um móvel, que é a possibilidade de criar compartimentos extraíveis, que são ergonomicamente expelidos ao alcance das mãos e ao mesmo tempo permitem segmentar e classificar os objetos, melhorando sua organização. Para tal objetivo, atualmente existem inúmeros modelos de corrediças e sistemas de laterais de gaveta, que associados a acessórios agregam esta funcionalidade ao móvel.

Devido à sua característica principal de proporcionar maior organização e praticidade no armazenamento de itens, as gavetas podem estar presentes praticamente, em todos os cômodos residenciais ou comerciais, originando assim as mais diversas variantes de aplicabilidade.

Conceituada a necessária abordagem teórica inicial, no próximo post daremos continuidade a este relevante tema: Corrediças para Gavetas



0 comentários:

Postar um comentário