Montagem de móveis escolares, janeiro é o momento, setembro o orçamento! ~ Montagem e Desmontagem de Móveis SP (011) 4118-6437 | BLOG POM

Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil. Orçamento via Whatsapp.

Suporte WhatsApp

9/08/2015

Montagem de móveis escolares, janeiro é o momento, setembro o orçamento!

Montagem de móveis escolares tem concentração nas férias de janeiro e fevereiro

montagem de moveis escolares pom

Incrível, já estamos em setembro de 2015. A montagem de móveis no Brasil tem uma certa sazonalidade. Novembro e dezembro são costumeiramente os meses de maior demanda por montagem para pessoas físicas, o cliente comum.

Vale lembrar que os meses de abril e maio também costumam ter um leve pico na demanda, principalmente por causa do dia das mães e também porque maio é o mês das noivas, muita gente gosta de casar nesta época.

Observando os clientes jurídicos, a situação já muda de figura. Lojas e shoppings aproveitam o inverno e as férias escolares de julho para as maiores montagens corporativas relacionadas ao comércio. Historicamente são meses de atividade econômica levemente retraída. Durante o frio as pessoas se recolhem em suas casas.

A internet vem tentando aproveitar este hábito e explorar as compras em casa, mas culturalmente isto leva tempo para ser percebido com mais clareza. Porém com relação ao mobiliário escolar a situação já é historicamente bem conhecida.

Atualmente mais relacionada com as prefeituras que com o estado propriamente dito, a montagem de móveis escolares sofre processos de licitação, tanto para aquisição como para a montagem. Todos sabem que não existem salas em abundância em nosso País, então, diretores de ensino não se podem dar ao luxo de reformar salas de aula durante o ano letivo, como consequência, temos concentração deste tipo de atividade nas férias escolares mais longas, ou seja, janeiro e fevereiro.

Falando no processo de licitação, os trâmites burocráticos costumam levar de 90 a 120 dias, ou seja, começam a acontecer agora logo após o feriado de 7 de setembro. O Portal do Montador está aqui para dar a dica, especialmente para os montadores com CNPJ, lembrando que os pessoas físicas somente participarão desde que  terceirizados aos montadores jurídicos.

Para ser um montador de móveis MEI, o processo é extremamente simples e já foi abordado no passado aqui mesmo. Basta acessar o site http://www.portaldoempreendedor.gov.br/ e seguir os passos necessários.

O montador de móveis que trabalha com este tipo de mobiliário precisa saber que o orçamento é feito de acordo com o valor unitário de um determinado lote de itens. Dependendo do porte da escola podem ser mais de 1.000 cardeiras universitárias. Muitas exigem junto com a montagem a recuperação de parte do mobiliário danificado, onde o montador precisa mesclar peças boas de diversos itens para recuperar a maior quantidade possível dos itens provisoriamente descartados.

Torna-se importante desta maneira saber formar o preço das atividades para não perder a licitação mas também não amargar prejuízos com estes detalhes citados acima.

Importante também salientar que normalmente as atividades ocorrem juntamente com outros profissionais. Então para quem tem habilidades extras como encanador, pintor ou até mesmo eletricista, existe uma chance enorme em acumular atividades que seriam distribuídas entre profissionais das mais variadas áreas citadas.

Se o montador de móveis fez um curso de manutenção de pára-raios, melhor ainda. Lembrando que muitas salas começam a ter sistemas de split e ar- condicionado, então, muito coisa nova vem vindo por aí, mas é preciso estar preparado...

Montar móveis escolares é uma atividade inclusive agradável, os móveis não são pesados, os fabricantes enviam os mesmos bem acondicionados e o importante é ter ritmo e boas ferramentas para evitar sofrimento desnecessário. Parafusadeiras e furadeiras à bateria podem ser mescladas com as elétricas, pois via de regra teremos espaço de sobra para movimentação e criação de células de montagem, o que torna o trabalho extremamente produtivo.

Pelo fato das férias escolares em curso, o espaço de trabalho será extremamente generoso como dito e o clima da montagem seguirá sem grandes intromissões. Aliás a sensação será até mesmo de solidão dependendo da localização da escola, então...aqui cabe um rádio para espantar a solidão, diferente da casa do cliente comum onde isto não é legal...

A dica está dada, então está na hora de visitar os diretores escolares e descobrir se existe necessidade em andamento. Para os mais descolados, os processos de licitação podem ser localizados nos sites das prefeituras...E se ainda não estão, devem certamente aparecer dentro deste mês.

Obs - Imagens da montagem de móveis escolares executada por Djacir Silva - Montador de Móveis Maracanaú CE 06.104.001 Credenciado POM no estado do Ceará. Um grande abraço e obrigado pelo envio das fotos para esta matéria.


Sucesso à todos

Cláudio Perin

0 comentários:

Postar um comentário