Painel Canaletado: SlatWall é o curinga na montagem de Instalações comerciais ~ Montagem e Desmontagem de Móveis SP (011) 4118-6437 | BLOG POM

Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil. Orçamento via Whatsapp.

Suporte WhatsApp

10/18/2015

Painel Canaletado: SlatWall é o curinga na montagem de Instalações comerciais

SlatWall: Montagem de Instalações Comerciais e o Painel Canaletado

montador de painel canaletado POMQuem executa diariamente a montagem de instalações comerciais já perdeu as contas de quantos painéis canaletados já fixou, reduziu ou instalou até hoje. Porém provavelmente poucos conhecem as origens deste poderoso elemento do mobiliário corporativo, utilizado nos mais variados tipos de lojas quando o assunto é expor mercadorias.

O painel canaletado teve sua origem nos USA onde é conhecido por SlatWall Panel. A data exata de sua invenção ocorreu poucos anos anos antes, mas somente em 1.966 foi patenteado de acordo com os registros como "painel para exposição de artigos". Seu inventor, H. E. Graham, da cidade de Claremont no estado da Califórnia nos Estados Unidos, o fez ao perceber o potencial valor de sua ideia para o mercado, um eficiente e flexível mecanismo de exposição visual para os mais variados produtos comercializados nos mais distintos tipos de lojas.

O primeiro painel canaletado foi desenvolvido em uma placa de compensado, com espaçamento seguindo o sistema de polegadas (3, 4, 5 , 6 e 8 entre canaletas) e com o tamanho padrão dimensional das chapas oferecidas na época (2,40 m x 1,20 m).

Contudo, apesar de patenteado o painel, o senhor Graham acabou desistindo de penalizar quem copiava e fabricava seu invento, uma vez que o conceito espalhou-se de maneira generalizada por todo o país tão logo quanto as primeiras lojas o adotaram como dispositivo para exposição de mercadorias. Dentro deste contexto, os mais variados tipos de ferragens e dispositivos de fixação começaram a se multiplicar nos primeiros anos da década de 70, em uma espantosa velocidade criativa e adaptativa ao painel canaletado e produtos exibidos.

montador de paineis canaletados e expositoresAo final da década de 70 destacou-se em Tampa, na Flórida, o primeiro grande fabricante de painel canaletado, a Custom Wood, oferecendo o produto desta vez com um nome comercial, SpaceWall. obtendo com isso a hegemonia do mercado. Em meados da década de 80, com a expiração da patente, diversos fabricantes entraram no segmento e ferramentas de diamante foram aprimoradas com a gradual migração do compensado para o MDF.

Difundido no Brasil desde o final da década de 80 (ainda em compensado), o painel canaletado é efetivo na montagem de expositores em lojas ou para mero efeito decorativo, possui canaletas horizontais onde são fixados suportes para produtos ou prateleiras, removíveis e ajustáveis. Atualmente os padrões comerciais apresentam espaçamento de 10 e 15 cm entre as canaletas, ou conforme denominação de uso, réguas. Por aqui, passou a ser oferecido em MDF somente à partir do final da década de 90.

No interior das canaletas pode-se adicionar reforços de alumínio ou PVC, que são os mais comuns. Em pvc há variedade de cores, e é indicado para produtos leves. Já o de alumínio por distribuir a carga horizontalmente, suporta cargas maiores. Pode ser aplicado sobre um suporte (normalmente parede ou estrutura metálica) ou utilizado para composição de outras variantes do mobiliário comercial. Atualmente a gama de itens expostos passa por confecção, alimentos, eletrônicos, itens gráfios, enfim, fica difícil na verdade dizer onde o painel canaletado "não se aplica" dentro de uma loja.

painel canaletado slatwall instalacoes comerciais

Nada impede que apesar da origem comercial, o painel canaletado seja também utilizado no fundo de roupeiros ou closets, permitindo uma expressiva customização do espaço por parte do cliente. Obviamente que os custos associados ao produto fazem que o mesmo não seja viável para móveis convencionais de alta demanda e baixo preço, mas com certeza se encaixam om moveis seriados com preços mais elevados.

Voltando ao montador de móveis e às instalações comerciais, faça seu teste. Visite lojas com produtos expostos ao longo de paredes, em gôndolas ou até mesmo em armários expositores, verá que na maioria dos casos, alí está o painel canaletado presente. As ferragens e acessórios serão os mais variados possíveis ou até mesmo inusitadas, dependendo do produto exposto. Porém, por ali passou mu  montador de móveis especializado em instalações comerciais e configuração de slatwall.

A técnica de recorte é fundamental neste tipo de montagem. Desta forma, não se aplica aos montadores de móveis convencionais e modulados. Ressaltamos que conhecer o básico de eletricidade e hidráulica ajuda, pois sempre encontraremos, tomadas, cabos lógicos, registros e torneiras nos ambientes a serem trabalhados. Um grande abraço aos amigos Artur Ferrari e Vitório Continelli da InstantShop, empresa especializada na fabricação de paineis canaletados e soluções voltadas à montagem de lojas.


Sucesso e bom trabalho a todos os montadores de móveis profissionais do Brasil.

Cláudio Perin

Um comentário:

  1. lEGAL NÃO CONHECIA A HISTORIA DO INVERTOR, TRABALHO EM SÃO PAULO, SOMOS FABRICANTES TBM, SOMOS DA CEJO COMERCIAL, DESPACHAMOS PARA TODO O BRASIL, LIGUE E SEJA UMA DE NOSSOS REVENDEDOR, OU PARA VOCÊ QUE QUER MONTAR SUA LOJA
    (11)2581-3918 WHATS (11)95158-0503

    ResponderExcluir