Como escapar da crise e aumentar sua carteira de clientes? Dicas do Portal do Montador ~ Montagem e Desmontagem de Móveis SP (011) 4118-6437 | BLOG POM

Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil. Orçamento via Whatsapp.

Suporte WhatsApp

1/22/2016

Como escapar da crise e aumentar sua carteira de clientes? Dicas do Portal do Montador

Por que em momentos de crise econômica certos montadores estão cheios de montagem e outros não?

montador de moveis autonomo
Ontem aconteceu um fato curioso e importante, Recebemos a ligação de um montador de móveis dizendo que a situação estava difícil e poucos minutos depois diversas fotos de outro montador pelo whatsapp. Ele documentava a montagem de 8 mil cadeiras, 200 armários e por aí vai...

Então me perguntei: Por que tanta disparidade no resultado final de processos parecidos se ambos são autônomos, encontram-se em cidades de porte parecido e a crise é para todos?

Do lado de cá analisando a situação de maneira racional é óbvio que existem diversas diferenças na concepção do cliente e achamos importante escrever este artigo para que todos possam entender, corrigir e praticar as diferenças na verdade gritantes que existem nos dois casos, então vamos à elas de maneira objetiva.

Primeira Diferença Fundamental - CNPJ

O Portal do Montador tem insistido por diversas vezes neste assunto, a resposta é simples e será utilizada em todos os argumentos que destacaremos. Coloque-se no lugar do cliente, independente de precisar da nota ou de um simples recibo, o fato de ser MEI demonstra ao cliente que você não é um aventureiro na profissão. Então é ÓBVIO que o montador pessoa jurídica leva vantagem, INCLUSIVE NA CONTRATAÇÃO DE MONTAGEM PARTICULAR. Leia nosso artigo sobre o Micro Empreendedor Individual.

Segunda diferença Fundamental - UNIFORME

O segundo montador em questão, o que encontra-se ABARROTADO de montagens em tempos de crise, trabalha SEMPRE UNIFORMIZADO em suas respectivas montagens. Tornou-se um hábito e agora ele colhe os frutos de sua dedicação, merecidamente diga-se de passagem. Novamente pensando como cliente, acha que o uniforme faz diferença? Mais uma vez ele demonstra que você não é o aventureiro da montagem. Seja um Montador Credenciado POM ou crie sua própria imagem profissional.

Terceira diferença fundamental -  ORÇAMENTO CLARO

Novamente comparando os dois montadores, o segundo tem uma maneira objetiva de fazer seu orçamento. Quando é para particular vai no whatsapp mesmo, porém tudo esclarecido e documentado. Quando é montagem para pessoas jurídicas, o orçamento depois de discutido no telefone, segue explicitamente detalhado em papel timbrado de sua empresa MEI, mesmo que em PDF, é um documento para ser arquivado junto ás transações financeiras entre as partes. Leia nosso artigo sobre Orçamento de Montagem.

Quarta diferença fundamental - CUMPRIMENTO DO QUE FOI ACORDADO

Não que o primeiro montador não cumpra, mas um dia chega atrasado, outro não traz uma ferramenta necessária, no dia seguinte já pede um adiantamento por algum descontrole financeiro. Isto causa stress e aborrecimento para o cliente que precisa ficar administrando variáveis que em sua visão não faziam parte do que tinha imaginado nesta contratação. O montador disse: Ah...foram só 30 minutos de atraso isso de vez em quando acontece. Eu estava também sem dinheiro para a gasolina...Ué, mas não combinaram pagamento semanal? Não reservou o combustível da semana? Cadê seu planejamento? Jogou a falta dele no colo do cliente? Leia em nosso blog dicas sobre a questão COMPORTAMENTAL do Montador de Móveis.

Quinta diferença fundamental - TABELA DE PREÇOS PROGRESSIVA

O montador de móveis precisa exercitar a tabela progressiva de preços da montagem. Claro que ele tem ideia de que quanto maior a quantidade mais barato, porém precisa praticar a tabela de maneira objetiva. Novamente a diferença entre os dois montadores. O segundo por praticar a tabela progressiva, consegue uma convincente transparência em seus orçamentos. Existe o preço da pequena quantidade, da média quantidade e do alto volume. Estes três por sua vez são trabalhados com diferenças percentuais, não é puro achismo...Leia nosso artigo de como calcular seus custos e sua Tabela de Preços de Montagem.

Sexta diferença fundamental - TEMPO DE MERCADO E FIDELIZAÇÃO

Entre os dois montadores de móveis de nosso comparativo existe uma enorme diferença, o primeiro está conosco desde 2013 e o segundo foi credenciado em 2015, mais precisamente no segundo semestre. Claro que acontece para alguns começar a todo vapor, mas isto não é a regra geral. é preciso trabalho, dedicação e empenho nesta profissão, aliás esta regra se aplica a todo tipo de profissão. Leia nosso artigo com 10 Dicas Valiosas para aumentar sua clientela.

As diferenças não acabam por aí, existem outras fundamentais que discutimos dentro do grupo. A credibilidade, a qualidade, o preço, o atendimento, essas variáveis são um conjunto que reflete a imagem do profissional. O cliente está atento a cada um destes detalhes e pode ter certeza, não decide apenas por preço não...Como pode observar, temos um grande conteúdo para formação profissional na montagem, mas precisa LER!.

A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original. (Oliver Wendell Holmes Sr.)


Sucesso à todos!

Cláudio Perin

Um comentário: