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Suporte WhatsApp

2/18/2018

Orçamento de Montagem por WhatsApp: Dicas tão importantes quanto o Preço

Segredos do Orçamento para Montagem de Móveis via Whatsapp

Orçamento Montagem de Móveis via WhatsApp

Você pensa que o preço é decisivo? Ou ainda que basta ter a qualidade técnica? Saiba que o atendimento é um tópico fundamental para o prestador de serviços.

O WhatsApp revolucionou a maneira pela qual nos comunicamos por um smartphone. Digo isto principalmente referindo-me à flexibilidade e polivalência do aplicativo. Um meio de comunicação online que envia atualmente uma infinidade de padrões de mídias e documentos. A evolução ultrapassou as fronteiras do texto, áudio e vídeo, chegando principalmente aos arquivos do tipo planilhas e pdfs, além de uma infinidade de outros formatos compatíveis para envio por mensagem em anexo.

Diante de tamanha abrangência e capacidade invasiva, tornou-se uma poderosa ferramenta de comunicação nas mãos do prestador de serviços. Particularizando para nosso caso, o montador de móveis autônomo, ninguém poderia imaginar a dependência atual dos profissionais da montagem ao uso do WhatsApp em pelo menos 3 anos atrás.

O orçamento acontece de certa maneira como um ritual e o aplicativo conseguiu resolver diversas fases deste processo. O primeiro contato, a elucidação dos pontos relativos ao orçamento, a troca de imagens, a conversa por áudio, o envio de imagens adicionais quando necessário, vídeos e outros documentos complementares, mas PRINCIPALMENTE  a formalização de todo o desenrolar de um orçamento, onde amarramos as pontas do que foi decidido e acordado. Preço, prazo detalhes técnicos e condições do atendimento ficam portanto documentadas para segurança de ambas as partes. Quase que a definição do contrato de trabalho.

Apesar de o processo ser aparentemente simples, vejo todos os dias inúmeras falhas durante um orçamento via whatsapp, as quais podem comprometer o fechamento de um serviço junto ao cliente. Certo que alguns montadores de móveis acreditam piamente que tudo se resume ao melhor preço, mas longe disso, a coisa não é bem assim...

1) PRIMEIRA DICA: O problema começa pela simples imagem que se utiliza no perfil do whatsapp. Francamente, tenho visto montadores sem camisa, embaixo de um guarda sol e ao lado de um copo de cerveja. Daí eu pergunto, ok, esta foto é para mostrar que está "curtindo" no carnaval, correto? Porém esta é sua primeira apresentação profissional.

Mas e daí, qual a imagem que o cliente constrói quando faz o primeiro contato e encontra uma foto dessas de perfil. Eu já digo, a pior impressão possível, você pode ser "O CARA" para sua tribo, mas francamente, já foi DESCARTADO pelo cliente que busca seriedade e profissionalismo no atendimento. Passou uma imagem NADA PROFISSIONAL.

Então você coloca a imagem de um belo quarto de bebê, menos mal, mas e daí? O cliente não quer ver isso, ele deseja ver QUEM é você, então por favor ajude-o nesta resposta, tenha uma imagem apresentável de seu ROSTO, é isso que interessa, a percepção profissional de sua pessoa física que representa a sua pessoa jurídica.

2) SEGUNDA DICA: O segundo ponto diz respeito às etapas que não podem ser queimadas, Agora identifique-se como montador de móveis profissional. Fale sobre suas ferramentas, experiência e habilidades. Tente tranquilizar o cliente quanto à sua capacidade profissional, estabeleça um elo de confiança na abertura deste canal de comunicação. Importante, ESCUTE MAIS E FALE MENOS! Coloque seu CNPJ em sua mensagem de whatsapp por exemplo, sem falar o cliente já sabe que negocia com uma pessoa jurídica, o que faz uma enorme diferença.

3) TERCEIRA DICA: Então chega a hora da terceira dica. Cuidado com gírias e expressões de linguagem menos reservadas. Mantenha certa distância de seu futuro cliente, a distância formal. Vocês ainda não são amigos...E talvez nunca sejam! Ele busca apenas seu serviço, com o maior profissionalismo possível. Então ser o "descolado" não vai funcionar. Se você é o poderoso da turma, aqui você é apenas o montador. Seja objetivo e o mais formal possível porém sem cair na impessoalidade. Você também não é um jornalista, etão existe o ponto certo nesta questão comportamental.

4) QUARTA DICA: Tenha CUIDADO com o que escreve. Seja objetivo e capriche o máximo possível para evitar erros de  gramática e cartas sem fim (o textão). Os corretores de texto são uma realidade, mas também sabemos que para alguns casos, nem eles dão jeito. Aí é voltar para a escola mesmo.

5) QUINTA DICA: Cuidado também com a tentação de comunicar-se em áudio. Primeiro porque o cliente pode não estar em condições de ouvir no momento. E tem outra, se é para falar por áudio, solicite logo uma autorização para ligar e LIGUE. Mesmo que a ligação seja por whatsaap é melhor que ficar mandando áudio. Para quem não entende de etiqueta, o áudio não se aplica nestes casos, ele é para ser usado de maneira mais informal...Portanto prefira o texto ou a ligação...Xô preguiça de escrever! O áudio aborrece as pessoas em algumas circunstâncias.

6) SEXTA DICA: Depois de tudo conversado e acertado, alguns "melhores montadores" enviam um e-mail com o resumo da proposta de atendimento. Não digo que isto seja estritamente necessário, mas é um diferencial na medida em que o whatsapp será um dia deletado e o e-mail provavelmente não. Quando este cliente precisar de seus serviços novamente, grandes serão as chances de procurar em sua caixa de correios, visto que teve uma postura tão profissional durante todas as fases.

7) SÉTIMA DICA: Atualize-se é última dica: Surgiu a versão WhatsApp Business, não está claro ainda até onde ela vai, porém novos recursos serão disponibilizados. Atualmente as ETIQUETAS já são um recurso interessante para marcar e organizar as conversas. Claro que corre o risco desta versão do whatsapp ser paga. Mas e daí? Ele já é uma ferramenta de trabalho indispensável.

Então pense em tudo isso e principalmente PRATIQUE. Orçamentos de montagem de móveis não se resumem a dar preço e horário. Também não basta ter qualidade de montagem, é preciso ter qualidade de atendimento, só assim irá se destacar em um mercado onde o "bico" ainda é tão representativo. Mas o cliente vem aprendendo, o bico está em baixa e assim continuará.


Boa sorte e sucesso à todos.

C. Perin


4 comentários:

  1. Passo a passo de como atender profissionalmente um cliente, muito útil e complexa essa matéria, parabéns ao editor Cláudio Perim

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  2. Passo a passo de como atender profissionalmente um cliente, muito útil e complexa essa matéria, parabéns ao editor Cláudio Perim

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