Classificando os montadores de móveis profissionais pela complexidade da montagem ~ Montagem e Desmontagem de Móveis SP (011) 4118-6437 | BLOG POM

Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil. Orçamento via Whatsapp.

Suporte WhatsApp

8/07/2013

Classificando os montadores de móveis profissionais pela complexidade da montagem

Classificando os Montadores de Móveis
Existe uma enorme confusão no momento em que desejamos definir o que é um montador de móveis profissional. Principalmente porque o fato do profissionalismo não determina nem assegura a complexidade das competências técnicas.

Em outras palavras para um exemplo mais simplista, dentro do modelo educacional, os estudantes são subdivididos em grupos de acordo com sua bagagem de conhecimento: Ensino fundamental, ensino médio e ensino superior. Independente do estágio em que se encontram, todos eles são estudantes, com níveis estabelecidos que são as séries que cursam como também pela performance, que são suas respectivas avaliações.

Traçado este paralelo, profissional é o montador que realiza montagens sistematicamente e não de maneira eventual combinada com outras atividades comerciais. De maneira objetiva, o montador profissional é aquele que retira seu sustendo "principalmente" da execução de montagem de móveis.

Estabelecido este primeiro conceito, agora torna-se possível classificar o montador de móveis profissional de acordo com a complexidade de suas atividades técnicas. O universo do mobiliário é extenso e bastante diversificado dadas tantas nuances de projeto, design, funcionalidade, aplicabilidade, estilo cultural e uma vasta gama de outras características, onde este não é nosso objetivo.

Observando pelo ângulo das características de complexidade da montagem, estaremos classificando os móveis da seguinte maneira:

1) Móveis Convencionais (Individuais)
2) Móveis Modulados (componíveis)
3) Móveis Corporativos
4) Móveis Planejados
5) Instalações Comerciais

Partindo deste agrupamento, o montador profissional pode realizar montagens de grau de dificuldade crescente de 1 a 4. Obviamente que o montador de móveis planejados está qualificado a montador todos os demais tipos, porém...isto não tira o profissionalismo do montador de móveis individuais, o nível menos complexo. Este é o raciocínio que importa. Montadores, lojistas e clientes precisam entender a dinâmica deste raciocínio, sob o risco de incorrerem no erro de utilizar a mão-de-obra incorreta para determinada montagem.

Existe ainda o próximo degrau da complexidade profissional, quando um montador de móveis planejados consegue atingir o grau de Marceneiro, ou seja, já é capaz de projetar, executar e modificar um produto utilizando ferramentas, processos e técnicas avançadas. Recomendamos neste caso, que este montador faça o curso de marcenaria do SENAI.

Concluindo o objetivo deste post, segue a estratificação técnica do montador de móveis:

1) Montador de Móveis Convencionais (Individuais)
2) Montador de Móveis Modulados (componíveis)
3) Montador de Móveis Corporativos
4) Montador de Móveis Planejados
5) Montador Marceneiro (lembrando que dentro deste estágio, existem novamente diversas segmentações)

Esperamos com isso ter esclarecido de vez a confusão que se faz quando um montador é taxado como amador. Ele tentou fazer uma montagem acima de seu nível técnico? Ele foi forçado a isso? Enfim, muitas são as hipóteses, mas voltamos a repetir, existe o montador adequado a cada nível de complexidade da montagem. Atentem a isso e estarão garantindo um bom começo, entretanto, é PROIBIDO treinar nos móveis do cliente. A capacitação nasce em outros locais, tenham isso em mente!


Sucesso a todos!

0 comentários:

Postar um comentário