Restauração de Móveis Antigos: Montadores associados a marceneiros fecham negócios valiosos! ~ Montagem e Desmontagem de Móveis SP (011) 4118-6437 | BLOG POM

Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil. Orçamento via Whatsapp.

Suporte WhatsApp

1/26/2014

Restauração de Móveis Antigos: Montadores associados a marceneiros fecham negócios valiosos!


Centros urbanos como o de São Paulo e Rio de Janeiro conseguem oferecer nichos específicos de atuação para o Montador de Móveis artesão

Portal do Montador de Móveis
Alguns dias atrás tivemos a oportunidade de conversar com um montador de móveis conhecido pelos restauradores do patrimônio histórico da cidade de São Paulo.

Pudemos descobrir algumas curiosidades sobre esta questão da recuperação dos móveis cujo valor sentimental ou histórico supera em muito o valor material do bem.

Destacamos já no início deste post que ficamos confusos em classificá-lo como montador de móveis, ou marceneiro ou ainda em restaurador de antiguidades, mas o fato é que existe uma grande carência neste segmento.

Na verdade atualmente, os móveis estão associados à moda e portanto o design é um item perecível que reflete uma época específica. Porém, existem os móveis de família e ainda os móveis de cunho histórico que precisam de um profissional em sua assistência técnica.

A pergunta fundamental é, de onde nasce um restaurador de móveis? E a resposta é...além de estágios em ateliês de profissionais experimentados, também de um montador de móveis ou de um marceneiro que possui uma capacidade de concentração, paciência e habilidade manual ainda maior que os demais profissionais da montagem.

Habilidades em lixar, reenvernizar, talhar a madeira, refazer calços e encaixes, objetivamente falando, trabalhar como os profissionais que existiam cerca de 50 anos atrás, caracterizados pelo artesanato do mobiliário. Sim, é um mercado muito pequeno, mas o fator preço não é o primeiro item, falamos na capacidade em devolver o móveis às suas características originais e ainda torná-los novamente funcionais.

Existem casos críticos onde a substituição da madeira, afetada por cupins, exige um trabalho mais profundo. Portanto este restaurador de móveis, ao nosso ver, deixou de ser um montador de móveis, bem como também não é mais um marceneiro especificamente se falando. Chegamos então à correta definição para este profissional, trata-se de um "artesão" cujo material de trabalho é a madeira, comercialmente oferece seus serviços como "restaurador de móveis antigos".

Para quem se interessou pela profissão, recomendamos que comece aprendendo a reenvernizar a madeira na boneca, aprenda a trabalhar com tingidores e vernizes em pistola, experimente executar alguns acabamentos como o laqueamento, craquelê, a pátina e o marmorizado e de preferência entre em contato com antigos marceneiros que já trabalharam com estes processos.

Hoje em dia, devido às facilidades das chapas e acessórios nas revendas, os marceneiros afastaram-se do artesanato e encontram-se alinhados com os padrões vigentes na indústria moveleira, o que vem tornando cada vez mais raro o restaurador de móveis antigos. De certa maneira, os que assim exercem esta profissão, adquirem a cada dia um maior valor pela exclusividade do trabalho que realizam.

O governo já investiu mais em restauração do patrimônio histórico no passado, Rio de Janeiro, Salvador e Recife são ricos neste tipo de necessidade. Mas o que notamos atualmente é o crescimento da participação dos móveis de família neste segmento, e acreditem, quem procura por este profissional encontra grandes dificuldades. Por sorte temos o google e os bons profissionais vem anunciando seus serviços também na internet sob o título (restauração de móveis antigos ou ainda restauração de móveis de época)

Finalizando e muito importante para quem procura por este profissional. Visite serviços anteriores do restaurador escolhido e observe na prática o resultado obtido. Normalmente a visita só vai ocorrer após um contato entre o profissional e o cliente anterior por questões de referência. Ao tornar-se cliente, será pedido o mesmo para você, que caso necessário, aceite a visita de um novo cliente curioso em conhecer o trabalho deste profissional, muito difícil de ser medido através de fotografias.

0 comentários:

Postar um comentário