Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil
Orçamento montador de móveis POM
 

4/02/2017

É possível sobreviver na internet como Montador de Móveis?

Tutorial POM: Como divulgar meus serviços de montagem de móveis na internet?

montador de móveis

Todos sabem (ou deveriam saber): O mercado de prestação de serviços é o mais competitivo da internet, visto que é também o mais capilarizado (pequenos negócios com espectro de alta abrangência). O que falaremos aqui, embora sirva para todo e qualquer prestador de serviços autônomo, será particularizado para mo montador de móveis, em especial o que atua nos grandes centros urbanos.

A primeira ressalva, o método secular de participação no mercado (chamado boca-a-boca ou por indicação) não irá sucumbir frente à internet, portanto o mundo real continua existindo e não pode ser desprezado. Guarde isto, é muito importante dentro de seu ambiente profissional. Em estudos contemporâneos chama-se "professional networking", em português, rede de relacionamento profissional. 

No mundo virtual temos seu representante, o Linkedin (uma rede social específica para relacionamentos profissionais). O prestador de serviços autônomo precisa saber ocupá-la adequadamente. Mas observe, seu cliente do mundo real provavelmente não estará ali e caso esteja, nem sempre irá adicioná-lo ao seu círculo de relacionamentos. Portanto, continue distribuindo seu cartão, quem monta móveis é o profissional de carne e osso, não um mero perfil.

Então temos a questão: Tudo bem, mas o que eu quero mesmo é anunciar meu serviço de montagem na internet,. Como faço?

Existem basicamente 2 mecanismos, a divulgação ativa e a passiva. Embora não seja o termo correto (veja a teoria do marketing digital), chamaremos de mecanismos pagos e mecanismos gratuitos. Não é bem assim porque existem outros detalhes, mas por ora é o suficiente para este post, abrangendo o que o montador de móveis precisa de conhecimento básico.

Como regra geral mas não obrigatória, os mecanismos passivos levam em conta reference links e compartilhamento em redes sociais. Neste caso o montador de móveis divulga seus serviços e aguarda o efeito deste trabalho através de indexação e difusão das informações. Já os mecanismos ativos estruturam-se no aporte financeiro, ou seja, anúncios pagos na internet.

Observamos na prática que a adoção de apenas um destes mecanismos não garante a necessária alavancagem de um volume de orçamentos satisfatórios ao profissional, Resumindo, não existe milagre, quem precisa de um retorno constante e não pode ficar contando com a sorte ou paciência, precisa veicular anúncios pagos, sejam eles nos buscadores ou nas redes sociais.

Agora precisamos que o montador de móveis reflita em uma determinada situação, a questão do ponto comercial. O que leva um comerciante a pagar aluguel em um ponto comercial ao invés de possuir seu prédio próprio? Claro que é o retorno financeiro. Depois de preço e qualidade, a localização é o terceiro MAIS IMPORTANTE FATOR DE SUCESSO do empreendedor dentro de uma estratégia comercial. Prova disso: SHOPPING CENTERS e CENTROS COMERCIAIS. No mundo virtual temos os MARKET PLACES. Afinal de contas, o que leva um empresário a pagar por aquilo que ele mesmo pode ter? A resposta é simples: VISIBILIDADE.

Então muito cuidado antes de fechar sua cabeça com ideias de pessoas sem a mínima visão empresarial. Caso você deseje fazer tudo você mesmo, claro que é possível, basta montar seu próprio site. Para isso preparamos o seguinte guia: MONTADOR DE MÓVEIS: COMO CRIAR UM SITE EFICIENTE. neste guia estaremos destacando como fazê-lo, os prós e contras desta possibilidade, para que você decida de maneira consciente qual caminho profissional deseja seguir dentro do contexto virtual.


C. Perin


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