Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil
Orçamento montador de móveis POM
 

6/24/2017

Montagem de Stands: Conheça as técnicas os detalhes fundamentais

Montador de Móveis: Você conhece o Octanorm?

montagem de stands perfilados de alumínio

Assim como Gillette está associada á ideia de lâmina de barbear, temos o Octanorm como referência de perfilados estruturais na montagem de stands. Quem faz este tipo de montagem sabe da importância fundamental destes perfis invariavelmente construídos em alumínio dentro da questão estrutural. Apesar do nome ser o referencial, existem outros fabricantes alternativos com a mesma qualidade e funcionalidade para este tipo de sistema, baseado no perfil de alumínio estrutural.

As aplicações são realmente diversas. Encontramos os perfis em exposições, eventos, lojas, showrooms, museus, escritórios, boxes automobilísticos, galerias comerciais, aeroportos e diversos outros ambientes como stands, displays, quiosques, barracas, balcões, etc...O Portal do Montador mais uma vez detectou que não são poucos os montadores de móveis que desconhecem este tipo de produto e desta forma perdem um importante espaço dentro do mercado da montagem.

O sistema construtivo através do perfilamento estruturante é capaz de fornecer algumas vantagens técnicas valiosas para quem vive da montagem. Normalmente são constituídos de perfis de coluna, perfis de travessa e conectores. O resultado é poderoso:

  • Montagem rápida e segura
  • Facilidade de manuseio
  • Qualidade e durabilidade dos materiais
  • Praticidade no transporte e na armazenagem (portabilidade)
  • Variedade de perfis e acessórios
  • Infinitas possibilidades de design
  • Produtos recicláveis e reutilizáveis
Os perfis de alumínio estrutural possuem ao menos um canal em uma de suas faces externas, que permite a inserção de painéis, acessórios e travas. A ligação entre os perfis é feita através de uma trava, inserida na cavidade de um deles, que se encaixa dentro do canal do outro perfil. Quando o parafuso allen é apertado, a trava prende os perfis, criando uma resistente conexão para formar estruturas. Este processo (de conectar e desconectar os perfis) pode ser feito diversas vezes, permitindo a montagem e desmontagem de estruturas com diferentes formas e tamanhos.

O sistema construtivo perfilado originou-se comercialmente na Alemanha na década de 60 e rapidamente espalhou-se pelo mundo, dado o evidente retorno em relação aos requisitos de velocidade construtiva e funcionalidade. O aspecto da modularidade é igualmente positivo quando o assunto é criatividade construtiva e aplicabilidade em termos de uma engenharia simples, segura e funcional.

Alertamos os montadores de móveis que para o caso de Stands, torna-se necessário um engenheiro ou arquiteto responsável pela Responsabilidade Técnica da obra, o ART. A questão do Stand passa obrigatoriamente por 3 etapas distintas e subsequentes: Projeto, Construção e Montagem. Onde obviamente os montadores de móveis possuem um interessante campo de trabalho na terceira etapa.

Não precisa ser um serralheiro, os perfilados de alumínio exigem pouco da ferramenta quando se pensa em serrar, nem é necessário a roda PG, dado que o alumínio já encontra-se com o acabamento fnal. Para concluir, e também à título de curiosidade, seguem alguns modelos de perfilados de alumínio.


Repetindo, o limite de possibilidades está relacionado apenas com a criatividade de quem concebe uma estrutura com perfilados. Além de painéis de madeira, vidro, acrílico e outros, um belo diferencial acontece inclusive com a utilização de tecidos curvados. Como dito, as aplicações são realmente diversas e interessantes. Até diria ousadas nas mãos de alguns arquitetos extremamente criativos que vivem de projetar stands. Existem softwares próprios para a criação de ambientes com este sistema, um deles chama-se OctaDesign, da própria fabricante dos perfis.

Então fica a dica, aprenda a explorar este mercado da montagem...Sucesso a todos os montadores de móveis do Brasil, uma profissão extremamente versátil, assim como o perfil de alumínio, ou para aqueles que gostam do nome...Do Octanorm.

0 comentários:

Postar um comentário