A origem do Montador de Móveis ~ Montagem e Desmontagem de Móveis SP (011) 4118-6437 | BLOG POM

Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil. Orçamento via Whatsapp.

Suporte WhatsApp

5/27/2013

A origem do Montador de Móveis

Portal do Montador de MóveisCredita-se a Erie J. Sauder, um marceneiro americano de Ohio, a invenção do primeiro móvel desmontado que se tem notícias, ocorrida em 1951 aos seus 47 anos. Tratava-se de uma mesa com pernas desmontáveis, utilizada em coquetéis.

Gillis Lundgren, um desenhista sueco, aperfeiçoou posteriormente a ideia de Sauder, quando precisou encaixar uma mesa dentro de seu carro.

De acordo com relatos, Lundgren desparafusou as pernas de sua mesa, pois desta maneira ele poderia encaixá-la em seu carro e posteriormente realizar a montagem do móvel em sua casa.

Ele então apresentou e discutiu a ideia com seus funcionários na IKEA, empresa na qual baseou todo seu modelo de negócio em torno deste conceito, lançando o primeiro móvel desmontado em série no ano de 1956.

Devido ao fato do móvel desmontado não exigir montador de móveis dentro das fábricas, os custos de fabricação e transporte tornam-se bastante reduzidos.

Também beneficiam-se desta vantagem os pequenos comerciantes, que naturalmente não possuem grandes espaços para estoque de mercadorias e desta maneira conseguem estruturar seu negócio com custos reduzidos, viabilizando o empreendimento com um aporte de capital menos expressivo.

Os móveis desmontados  são tipicamente embalados em formato de kits em um ou mais volumes. Tais kits contém os painéis, parafusos, dispositivos de fixação, ferragens e demais acessórios necessários para sua montagem. 

Diante deste novo modelo de negócio concebido pela IKEA, já na década de 80 os entraves logísticos passaram a ser mais representativos que a própria produção do mobiliário. Hoje, a cadeia logística começa nos fabricantes de insumos, passando pelos fabricantes de móveis e lojistas e terminando nas mãos do montador de móveis, geralmente dentro da casa ou estabelecimento comercial do consumidor final.

0 comentários:

Postar um comentário