A legislação trabalhista e tributária brasileira sofreu enormes alterações nos últimos anos. Dentre elas, uma extremamente importante para o universo dos profissionais do ramo moveleiro, a simplificação e gratuidade na obtenção do CNPJ para a categoria profissional dos montadores de móveis. Mesmo assim, muitos montadores ainda não conhecem as novas leis ou não se interessaram nas vantagens de estar cadastrado como Empreendedor Individual.Acesse o Portal do Empreendedor - portaldoempreendedor.gov.br - para realizar a inscrição, atenção porque deve ter consigo os seguintes documentos:
• CPF
• Endereço
Como seria de se esperar, o Estado criou vários benefícios para todas as pessoas que legalizarem sua situação, trabalhando fora da informalidade. Antes de verificar os benefícios, fique atento e tenha em mente os requisitos que você precisa cumprir:
• Não ter participações em outra empresa, seja de forma direta ou como sócio
• Deverá trabalhar sozinho ou ter até um funcionário
• Não possuir filial
• Redução dos custos na contratação de um funcionário.
• Possibilidade de abrir conta empresarial.
• Acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade.
• Possibilidade de segurança jurídica.
• Acesso a linhas de créditos específicas, com juros mais baixos.
Além dos benefícios e das obrigações, o empreendedor individual também necessita de ter em conta alguns pontos que podem fazer a diferença no seu negócio:
• O empresário não tem obrigação de ter um contabilista próprio. No entanto, precisa ter um controle de faturamento para que possa prestar a Declaração Anual do Simples Nacional (Dasn).
• Caso tenha um funcionário, necessita de entregar também a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), que podem ser realizadas via internet.
• O empresário individual que tenha um empregado, terá um custo mensal de, no mínimo, 690, 42 reais. Isto porque apesar de poder pagar o salário mínimo (622 reais), o empreendedor ainda terá de fazer o desconto para a Previdência Social (18,66 reais) e para o FGTS (49,76 reais). Além disso, o empresário deve fazer o pagamento do 13º mês, férias ou horas extra.
• Os benefícios previdenciários começam apenas alguns meses depois da sua inscrição. As regras são as seguintes: Salário-maternidade (depois de dez contribuições mensais), Auxílio-doença (12 contribuições mensais), Aposentadoria por invalidez (12 contribuições mensais), Aposentadoria por idade (Mulher aos 60 anos e homem aos 65 e depois de 180 contribuições) e Pensão por morte (a partir do momento do cadastro).
Se você está iniciando seu negócio, aconselhamos que pondere na decisão de inscrever-se como Empresário Individual. O cadastro é grátis e terá que pagar alguns valores mensais, mas que se tornam irrisórios comparando com os benefícios que podem proporcionar ao seu negócio e sua segurança previdenciária. Além do mais, a imagem profissional fica reforçada junto aos clientes, separando-o de aventureiros apenas de passagem pela profissão. Obviamente que existem diversos excelentes profissionais atuando como pessoas físicas, que lutaram bastante para construir uma reputação, o que não é nada fácil. Porém, uma pessoa jurídica transmite o ambiente formal que todos procuram quando precisam de algum tipo de documentação dos serviços prestados. Ver Perfil Google+








gostei muito dessa ajuda,que vcs estão nos dando,ja tenho um cnpj aberto,mas seria muito bom se todos os montadores abrissem a mente para ser individual assim sairiamos da escravidão ,das montadoras e tambem das grandes lojas que querem nos pagar valores riculos paramontarmos moveis.
ResponderExcluirMuito boa matéria.
ResponderExcluir