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7/29/2013

Organização: A velha agenda e o montador de móveis!


Portal do Montador de MóveisPode parecer antiquado falar sobre agenda no século 21, mas enganam-se aqueles que acreditam que a informatização substituiu essa velha companheira. Ela continua sendo o guia seguro de nossos passos!

Desafiamos você montador de móveis agora com algumas perguntas simples. Você realmente...conhece seu negócio de verdade?

Se a resposta foi SIM, vamos lá: Quantas montagens realizou nos últimos 30 dias? Qual foi o valor médio cobrado nessas montagens? Qual foi o tempo médio gasto por montagem? Quanto vale sua hora? Você efetivamente tem esse ganho horário? Qual o tempo de deslocamento gasto até o cliente e qual o custo final resultante disso? Você roteirizou seus atendimentos, ou seja, montou os mesmos em função das localidades ou tipos de atendimento? Quantas técnicas foram geradas ou atendidas? Em suas montagens, quais os percentuais de cozinhas, dormitórios, salas, áreas de serviço, etc? De onde saem seus melhores resultados? Em outras palavras, dentre os fabricantes, qual é seu maior parceiro de montagem? Que percentual ele representa em seu faturamento mensal? E entre os lojistas? Tem recebido treinamento ou material técnico dos mesmos? Pior ainda, quem foram seus últimos 10 clientes? Para quem deve algum tipo de retorno telefônico? Qual a data limite? Como está o andamento deste assunto?

Enfim, as perguntas são tantas, mas as respostas são extremamente simples para quem tem organização. Caso não trabalhe com Ordens de Serviço impressas, a agenda TEM QUE SER sua companheira inseparável. Algumas anotações são fundamentais, mesmo com aquela letrinha de montador, mesmo com os erros de português...não importa, você é um empreendedor e precisa saber onde pisa. É questão de sobrevivência!

Vamos ao que realmente importa. Nem todo montador tem uma esposa maravilhosa com tempo disponível para ajudar na parte administrativa ou aquele filho que sabe tudo de internet e ajuda demais no computador. Mas sabe que não pode empurrar a profissão com a barriga, pois corre o risco de ser apenas mais um no mercado, cada dia mais competitivo e exigente.

O montador chega cansado em casa, a profissão é dura...mas o dia "infelizmente" não acaba aí. Tem a família...e tem a agenda! Tudo bem, ela pode aguardar o final de semana, até melhor assim. Mas o montador não pode fugir deste compromisso que vai consumir seguramente de duas a três horas semanais. Então, escolha um dia para colocar a casa em dia, e FAÇA!

Embora muitos montadores que se dizem experientes achem essa conversa desnecessária, falamos especialmente para você que acredita que algo precisa ser feito, então segue agora a simples receita:

Hora de sair para atender o cliente, anote o horário e a quilometragem em sua agenda. Chegou na casa do cliente, anote o horário de chegada. Ao terminar o serviço, anote novamente o horário.

Obviamente que em sua agenda já estavam anotados os dados do cliente (nome, telefone, etc...) e os produtos a montar, quantidade, se novos ou usados e informações adicionais necessárias como fabricante, tipo de produto e tudo que julgar importante. Anote o valor cobrado e se a montagem foi bem sucedida. Caso não tenha sido, anote o motivo e a solução que ofereceu ao cliente.

Pronto...tem em mãos o que precisa para responder TODAS aquelas perguntas do início. Acredite, foram menos de 10 minutos "perdidos" em anotações, o melhor investimento que poderia fazer em seu dia de trabalho!

Claro que agora vai precisar de uma matemática básica, um pouco de soma e alguns cálculos de médias para organizar essa bagunça. Mas não se assuste, não precisa se aprofundar, é só isso mesmo. Caso não tenha essa habilidade, peça ajuda para algum amigo bom de matemática nas primeiras vezes, depois vai ver como é simples...é só repetir.

Fechando o mês, faça essas contas e conheça seu negócio, afinal quem conhece a si, já tem 50% da batalha ganha. Então, boa sorte e sucesso!

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