AFID 2013: Montador de Móveis, prepare-se para montar produtos chineses! ~ Montagem e Desmontagem de Móveis SP (011) 4118-6437 | BLOG POM

Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil. Orçamento via Whatsapp.

Suporte WhatsApp

11/03/2013

AFID 2013: Montador de Móveis, prepare-se para montar produtos chineses!

Muitos achavam bastante improvável o interesse de outros países no mercado moveleiro nacional no que diz respeito ao produto acabado, o móvel, devido especialmente à questão logística de distribuição.

Desde a época em que Fernando Collor então Presidente da República, reformulou o sistema burocrático que emperrava as importações, muitas relações comerciais antes impossíveis começaram lentamente a transformar-se em realidade.

Primeiro foram os automóveis (concorrendo com as então carroças brasileiras), mas hoje temos celulares, tablets, alimentos, vestuário e na verdade itens de toda e qualquer natureza. O  mercado está aberto, salvo poucos casos isolados.

Os chineses do segmento moveleiro também começaram lentamente da mesma maneira, primeiro dobradiças, corrediças, dispositivos de fixação e finalmente...os móveis! No que diz respeito à este tipo de competição, independente do resultado entre os competidores, é que o cliente final sempre sai ganhando, pois a concorrência é o melhor estímulo para qualquer tipo de negócio.

Estará então acontecendo no Anhembi  - São Paulo, de 6 a 8 de novembro agora, a AFID 2013 - Asian Furniture & Interiors Design Fair (Feira de Móveis Asiáticos e Design de Interiores) onde o principal objetivo das empresas chinesas participantes (60% do total da feira) é reduzir a aversão que o mercado brasileiro possui em relação ao mobiliário "made in china".

A estratégia está traçada e parece que ninguém vem para brincar. Se eles terão sucesso, isso depende muito de como serão construídas as parcerias com os varejistas e lojistas locais que estarão visitando a feira. O evento não foi muito divulgado, tudo bem, no amor e na guerra temos essas questões, então o placar já começa com 1x0 para nossos fabricantes.

No que diz respeito a nós, os montadores de móveis, não se preocupem, não precisa aprender mandarim para ler os esquemas de montagem. Os chineses já estão aqui à algum tempo, começaram com móveis de dimensões bastante reduzidas e de montagem tão simples que muitos de vocês nem chegaram a ser chamados, casos em que o cliente final montava. Mas parece que eles gostaram e agora querem mais!

Acontecerá simultaneamente e paralelamente à esta feira, a AFCW 2013 - Feira Internacional de Máquinas e Componentes para Móveis cujo foco está no próprio nome do evento.

Nós estaremos presente, acompanhando de perto os detalhes e objetivos principais desta feira. Observaremos tudo o que estiver ao nosso alcance  dentro da visão que o montador de móveis espera: Estaremos de fato montando estes produtos? Como são? Onde serão comercializados? Qual é o público deste produtos?

Aguardem...

0 comentários:

Postar um comentário