Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil

5/16/2018

Móveis com Mofo e Bolor: Existem alternativas para o combate

Aprenda a prevenir o Mofo no mobiliário


Manta Antimofo Xô-Mofo para móveis e paredes

Conhecemos diversos casos durante a desmontagem de móveis onde a umidade e o tempo conseguiram simplesmente destruir um roupeiro, um buffet e demais itens de mobiliário expostos à esta condição. A parede úmida, o móvel colado à ela e a falta de ventilação tornam-se uma combinação extremamente danosa à conservação de qualquer item de mobiliário constituído de madeira.

Lembramos ainda que não se rata apenas da conservação de um produto, trata-se de um quadro nocivo à saúde dos indivíduos que convivem no local. Alergia, rinite alérgica e demais enfermidades desencadeadas por micro-organismos tais como ácaros e fungos encontram neste ambiente um excelente habitat de proliferação e as consequências todos já conhecem.

Contudo, durante a feira EXPO REVESTIR ocorrida em março de 2018 no Transamérica Expo Center em São Paulo, especializada no setor de arquitetura  construção civil, pudemos encontrar e aqui destacamos um lançamento de interessante aplicação para o Setor Moveleiro, a manta anti-mofo Xô-Mofo. Trata-se de uma manta multicamadas e autoadesiva que, através da nanotecnologia do uso de íons de prata, inibe a proliferação de fungos e bactérias. 

O produto é comercializado em um tubo cilíndrico de 3 metros de comprimento por 60 cm de largura. A película auto adesiva tem 2 mm de espessura. As medidas são interessantes porque cobrem as necessidades de closets generosos em pé direito. Obviamente que podemos aplicá-lo em paredes, no fundo de qualquer mobiliário e também dentro de gavetas.

O Xô-Mofo foi desenvolvido pela PROMAFLEX,  empresa especializada em filmes, lâminas e mantas para diversos setores como o fotográfico, acústico, vítreo, entre outros. Dentre eles, o já conhecido filme que fica sob pisos laminados, então a empresa de certa forma já atuava no segmento moveleiro. Em seu extenso portfólio encontramos filmes de proteção, fitas adesivas e embalagens, além da já citada manta de proteção anti-mofo.

Desta maneira, além de dar a boa nova para o montador de móveis, tornamos a alertá-lo da importância crucial que se faz a visitação de feiras relacionadas ao segmento. Obviamente que o montador de móveis não pode impedir a umidade em uma parede, isto é trabalho de encanadores e pedreiros em casos extremos. Entretanto existem cômodos com baixíssima luminosidade ou pouca ventilação. Neste caso, o produto apresentado é uma excelente solução para tal tipo de problema.

O montador de móveis que detém esta informação consegue agregar poderosos diferenciais ao seu trabalho. Cabe ao profissional da montagem observar o local e oferecer a solução ao cliente, caso aplicável. Tem que perguntar: Alguém do convívio no local tem rinite ou propensão alérgica? E mesmo que não tenha, se você acredita que a conservação do mobiliário possa estar comprometida neste local, ofereça a solução, marque seu pontinho demonstrando seu diferencial...O conhecimento! 

Sabemos que os móveis são fabricados com chapas anti-bacterianas atualmente, mas a constante exposição ao ambiente úmido, por exemplo um closet colado a um banheiro durante o inverno com banho quentes e demorados. Todo o mobiliário estará comprometido pelo vapor que se deposita entre o fundo do closet e a parede. Mais grave ainda nos closets SEM FUNDO onde a própria parede retém a umidade. Por isso o inverno é tão perigoso para os problemas respiratórios...O pouco sol, a sobra de umidade...

Concluímos o assunto de hoje esperando que o montador de móveis siga em seu caminho crescente de qualificação profissional. Não é só ler o manual e ter as ferramentas. O conhecimento da montagem vai muito além. 

Sucesso à todos!


C. Perin

0 comentários:

Postar um comentário