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5/03/2014

Capacitado, qualificado, educado e disponível: Entenda o que o cliente procura na hora de contratar a montagem

Aprenda a observar seu cliente: Entendê-lo pode trazer boas relações comerciais

Portal do Montador de Móveis
Capacidade de Retenção dos Clientes, este é um nome bonito para o famoso ato de formar sua freguesia.

Alguns dizem que é talento, podemos até concordar parcialmente com esta afirmação, isto porque existem técnicas que podem ajudar E MUITO aqueles que acreditam não possuir este talento nato.

A retenção do cliente vai muito além da simpatia, tornando-se uma combinação de fatores bem distribuídos, onde a importância de cada um deles é determinada pela percepção particular do cliente.

Já acompanhamos situações em que o cliente fez diversos orçamentos em busca da solução mais econômica possível e quando recebeu a visita de um montador capacitado, qualificado, educado e disponível, tudo mudou.

Gastou exatamente 4 vezes mais do que pretendia inicialmente em um primeiro orçamento e fez diversos serviços não previstos na contratação e AINDA ASSIM ficou extremamente satisfeito com o serviço prestado.

O montador de móveis que já acompanha nossos posts deve estar se perguntando: Mas como isso é possível, conta logo como aconteceu...

A resposta é bem mais simples do que se imagina. Acontece que na correria do dia a dia, não observamos uma cortina com problemas, um ventilador de teto mal afixado que balança em funcionamento, as portas desalinhadas de um roupeiro, um pequeno vazamento sob o balcão da pia da cozinha e alguns quadros desalinhados na parede.

Enfim, a casa do cliente é um poço de oportunidades para o montador que sabe trabalhar. Ninguém é obrigado a realizar serviços que são empurrados, mas quando o montador de móveis prontifica-se a AJUDAR de coração seu cliente, as coisas boas acontecem. A visita que deveria levar duas horas, acaba virando um dia inteiro.

Porém, é preciso estar preparado para isso, alguns montadores conseguem executar pequenos reparos hidráulicos e até mesmo elétricos. O importante é tratar de coisas básicas, não se deve tentar fazer o trabalho de especialistas, mas trocar uma tomada, um reparo de torneira ou a resistência de um chuveiro não faz mal algum para quem se preparou antes...

Dentro deste cenário, leva uma enorme vantagem o montador de móveis "faz tudo" como já citamos diversas vezes, mas observem que mesmo a qualificação não é garantia do sucesso. Existe a hora certa de oferecer serviços adicionais, existe o jeito certo...Precisa descobrir se o cliente tem tempo disponível naquele momento. Não adianta oferecer serviços para quem não tem tempo ou disponibilidade em adquiri-los.

Também é importante observar a empatia com seu cliente. Empatia é aquela sensação de que "seu santo"  bateu com o dele na expressão popular. A gente sente essas coisas... Então, se a empatia aconteceu e o cliente tem tempo, falta pouco para mais uma vitória. Agora é preciso descobrir se ele tem condições financeiras para o algo mais, nunca o coloque em situações constrangedoras, muitos clientes chamam o montador com o dinheiro já contadinho, isto também acontece!

Enfim, o montador de móveis inteligente acaba encontrando uma maneira simpática e educada para oferecer serviços adicionais NECESSÁRIOS, não subestime seu cliente. Existem aqueles que mesmo sem condições no momento, chamam o montador para uma nova visita posterior. Leva vantagem aqui o montador de móveis que já conseguiu absorver em seus custos uma maquininha de pagamento com cartão, antecipando-se aos fatos, mas isto fica para um outro post.

Bom trabalho a todos!


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