Planejados, Modulados ou Convencionais: Os móveis residenciais precisam estar integrados funcionalmente ao ambiente ~ Montagem e Desmontagem de Móveis SP (011) 4118-6437 | BLOG POM

Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil. Orçamento via Whatsapp.

Suporte WhatsApp

5/04/2014

Planejados, Modulados ou Convencionais: Os móveis residenciais precisam estar integrados funcionalmente ao ambiente


O mobiliário residencial possui basicamente três opções: Planejados, Modulados e Convencionais


Portal do Montador de Móveis
Mobiliar uma residência vai muito além de deixá-la bonita ou adequadamente decorada utilizando todos os espaços tecnicamente disponíveis.

O ato de mobiliar um ambiente passa também por dois aspectos fundamentais que são, a funcionalidade proposta ao ambiente e as características pessoais ligadas ao proprietário ou público final deste espaço físico em questão.

Basicamente falamos de ações desenvolvidas por arquitetos e designers de interior, pessoas qualificadas e treinadas para enxergar as necessidades de seus clientes em diferentes dimensões da usabilidade do mobiliário.

Um simples exemplo, falando de ambientação, os aspectos culturais precisam estar relacionados à área destino do projeto de decoração e principalmente do projeto arquitetônico. Pedimos aqui que o montador de móveis aprenda a respeitar o trabalho destes profissionais de uma maneira profunda.

É verdade que a maioria deles não sabe colocar um parafuso em uma parede, mas não é isto o que importa e sim a capacidade de construir mentalmente um ambiente com características correlacionadas a um tema ou propósito previamente definido, o "briefing de criação".

Dentro do universo do mobiliário decorativo, as soluções são basicamente variantes de móveis planejados que adaptam-se de maneira mais efetiva a um determinado conceito idealizado. Porém, não vejo como pobreza de espírito e sim como capacidade de raciocínio a utilização de móveis modulados ou convencionais como variantes do tema proposto, em complementação ou até mesmo substituição dos móveis planejados para o ambiente previamente definido.

Verdade seja dita, com a redução de espaço dos imóveis, tem-se tornado mais simples (porém mais caro), trabalhar exclusivamente com móveis planejados. As marcenarias constituem um segmento que tem vivido um forte aquecimento nos últimos 10 anos em função da demanda dos grandes centros metropolitanos e da diversidade de lançamentos imobiliários.

Pode ser que agora em 2014 e 2015 os novos imóveis sejam oferecidos em taxas menores, mas existe apesar disto, muito a ser mobiliado dentro do mercado. Basta imaginar que alguns moradores destes novos imóveis encontram-se atualmente com soluções provisórias de mobiliário até que possuam um maior conforto financeiro para mobiliar adequadamente seus respectivos espaços.

Talvez o montador de móveis possa achar este post bastante técnico mas ele não é. Tentamos simplesmente traçar um cenário sobre a importância dos profissionais que acabam definindo como será o trabalho de um montador de móveis. Então é fundamental entender todo este contexto antes de formar uma opinião sobre os móveis escolhidos pelo cliente.

Não basta olhar se existem soluções melhores ou não, é preciso analisar o momento econômico, o gosto a cultura e os planos futuros deste cliente. Precisamos ser humildes o suficiente para entender que sabemos montar, mas existem outros profissionais que estudaram outros aspectos deste mobiliário.

Dentro deste dilema entre o tipo de móvel a se escolher, adaptativamente os móveis planejados sempre levarão vantagem sobre os demais. Os convencionais acabam via de regra sendo a solução mais econômica. Colocando-se no centro desta disputa temos os móveis modulados, nem tanto o céu nem tanto a terra. Mas isto não é uma regra de ouro imutável.

Para concluir, existem montadores qualificados e capacitados para os diferentes estilos de mobilário. Isto sim faz a diferença quanto o assunto chega em sua definição mais importante, o resultado e o acabamento desejados e imaginados para todo um projeto de vida. Senhores, é aqui que precisamos concentrar nossos esforços e conhecimentos mostrando nosso valor, os passos anteriores deixemos para profissionais que se prepararam para isso. Montagem é com a gente, pensem assim...

Boa sorte nas novas montagens e que elas sejam muitas!

0 comentários:

Postar um comentário