Montagem IKEA América do Sul e África mais próximas do que se imagina ~ Montagem e Desmontagem de Móveis SP (011) 4118-6437 | BLOG POM

Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil. Orçamento via Whatsapp.

Suporte WhatsApp

1/08/2015

Montagem IKEA América do Sul e África mais próximas do que se imagina

Ikea América do Sul e África - Pontapé Inicial em redutos estratégicos ainda não consolidados 

Montador de Móveis IKEA
Distribuição Geográfica Ikea 2014
Montadores de móveis do Brasil, vivemos hoje os frutos da globalização, fenômeno que aconteceu com a fundamental e decisiva ajuda da internet. Não existem mais distâncias, existem agora mercados e estratégias, onde podemos observar os movimentos e com isso imaginar o que poderia ou não tornar-se realidade.

Sim , a IKEA já encontra-se no Oriente Médio, África e América do Sul, respectivamente através de Arábia Saudita, Egito e Guiana Francesa. Para aqueles que não a conhecem, trata-se do maior varejista de móveis do mundo, com a matriz localizada na suécia.

Observando o mapa apresentado, podemos constatar que com relação aos BRICS, não encontramos Índia, Brasil e África do Sul no mapa atual, porém, são países estratégicos prioritários nos planos de crescimento da varejista sueca.

Sabemos que 2015 será um ano  de reformulações econômicas no Brasil e o recado para os montadores POM é bastante positivo, acreditamos que em um futuro de médio prazo, estaremos montando móveis IKEA no Brasil. Obviamente que dentro de uma política local, onde muitos fabricantes nacionais estarão figurando na lista dos principais fornecedores da IKEA.

Para s montadores que não conhecem o modelo de negócios da IKEA, é algo próximo ao que temos aqui no Brasil como Tok&Stok,  Etna e alguns outros varejistas que, apesar de trabalharem com móveis do tipo RTA (desmontados) de custo relativamente baixo, não abrem mão do design e de um padrão de qualidade constante e confiável. O feeling de mercado dos mesmos é relativamente parecido.

Logo, não é tão simples ser um fornecedor IKEA, pois existem critérios bastante definidos na seleção dos produtos a serem comercializados. Conheço de perto a preocupação logística da IKEA e também entendo a importância dos requisitos de montagem. Este varejista, dentro de seu modelo de negócios, não comercializa produtos de montagem complicada, pois isto agride a alma de sua visão estratégica. Metodologia de embalagem, estrutura física do produto, tipo de acabamento e diversos outros são parâmetros de aquisição, complementarmente ao design.

Em algumas viagens que tive a oportunidade de realizar na Europa e América do Norte, sempre coloquei como ponto obrigatório destas viagens, visitar algumas de suas lojas. Isto foi importante para observar a estrutura funcionando, em outras palavras, qual o perfil de atendimento, como se traduz o prazo de entrega, qual é o mix de produtos, seu preço e também e como funciona sua apresentação visual (exposição). enfim, seu "modus operantis".

Parece simples, mas não é. Estar presente em diversas culturas é um desafio para lá de complexo. Talvez seja este o fato de uma relativa demora em atuar no Brasil, aqui as coisas costumam ser mais voláteis e portanto menos confiáveis. Isto não agrada o modo europeu de enxergar as coisas. O empresário brasileiro por outro lado aprendeu a sobreviver neste cenário dinâmico porém simultaneamente burocrático, então podemos esperar uma IKEA com certo tempero latino, é nisto que acredito.

E o montador de móveis, o que pode esperar deste contexto? E aqui temos uma resposta bastante positiva, estejam certos de que isso quando ocorrer, será  muito interessante para o mercado brasileiro, capaz de imprimir a ideia de que os móveis precisam conter o apelo que passe pela simplificação da montagem e garantia de um padrão de qualidade confiável e repetitivo. Alguns fabricantes ainda acreditam que tudo se resume no preço, estes definitivamente não serão fornecedores IKEA.

Ainda com relação à logística, a IKEA trabalha de uma maneira pela qual a confiabilidade no cumprimento de datas de entrega seja parte fundamental da venda. Novamente aqui torna-se importante a questão do saber quais os fornecedores que entendem a importância desta variável dentro do modelo de negócios.

Este será um segundo ponto positivo para o montador de móveis, imaginem produto e montador chegando na casa do cliente no mesmo dia? Sim, este é um dos grandes desapontamentos atuais do cliente brasileiro, ter o montador e não o produto ou ainda pior, ter o produto e ficar aguardando o montador de móveis.

Identifico as dimensões continentais do Brasil e nossa deficiente infra estrutura logística como um dos pontos que protelaram a operação da IKEA em território brasileiro, mas quando olho para o mapa apresentado, tenho a certeza de que não existe futuro de crescimento para este grupo que não considere a passagem pela África e América do Sul. Isto transmite uma certa "premonição fácil" de que 2015 será um ano em que o varejo brasileiro poderá observar movimentos atípicos dentro do segmento moveleiro.

Para quem acompanha este mercado de perto, home centers como Leroy Merlin, Telha Norte e outros já tiveram visão suficiente para enxergar certos espaços no varejo de mobiliário, considerado um plus na venda dos materiais de construção e utilidades domésticas. Quanto ao montador de móveis autônomo profissional, quanto maior a profissionalização do mercado de móveis tanto melhor para um horizonte de trabalho mais dinâmico e promissor.


Saudações a todos neste 2015!

C. Perin

Um comentário: