Dobradiças de Caneca (Parte III): Tipos de calços, aplicações e regulagem na montagem de móveis ~ Montagem e Desmontagem de Móveis SP (011) 4118-6437 | BLOG POM

Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil. Orçamento via Whatsapp.

Suporte WhatsApp

4/11/2015

Dobradiças de Caneca (Parte III): Tipos de calços, aplicações e regulagem na montagem de móveis

Dobradiças de Caneca: Os dispositivos atualmente mais difundidos nas portas dos móveis residenciais e comerciais (Parte III)

Calço para Dobradiças
Prosseguindo com o tema de nosso post anterior, obviamente que toda dobradiça necessita de um calço para ser fixada na lateral do móvel, e um detalhe que ajuda muito na hora de sua instalação é saber qual calço utilizar. 

Os calços são planos simples ou em ângulos, com várias possibilidades de fixações e regulagens. Cada dobradiça tem um tipo especifico de calço que a complementa, o qual geralmente possui de 3 a 4 medidas disponíveis com alturas que variam  normalmente mas não obrigatoriamente entre 0 e 8 mm.

Algo importante à saber sobre os calços, é que quanto mais alto é o calço em relação à lateral do móvel, menor é o recobrimento da porta em relação à lateral do mesmo. Um dos modelos de calço mais difundido é o do tipo Clip, normalmente plano.

Calços Lineares

Na figura à seguir, observamos em uma vista lateral, praticamente o mesmo calço, porém com diferentes parafusos de fixação.

Vista Lateral - Calços Lineares

Algumas aplicações mais complexas de montagem exigem mais do que os calços lineares poderiam oferecer, somente sendo possíveis com a utilização de calços angulares.

Calços Angulares
Os calços angulares conseguem resolver técnicas de montagem onde não seria possível a aplicação de calços lineares (planos).  Tais montagens normalmente ocorrem em módulos de canto. Os calços angulares são apelidados genericamente pelos montadores de "cunhas". Na verdade são calços angulares somente.

Para falar sobre as verdadeiras cunhas, entramos em um complemento do calço, denominado sobre-calço ou então simplesmente cunha, posicionada imediatamente abaixo do verdadeiro calço.

As diferentes possibilidades de braços de dobradiça existentes, combinadas com as diferentes medidas dos calços, complementadas pelas medidas de posição da dobradiça, aliadas aos sobre-calços, possibilitam diversos recobrimentos de acordo com a espessura do tipo de painel utilizado na porta.

Parece confuso, não? Mas é simples: Somados estes 3 elementos, dobradiças, calços e sobre-calços, temos um variado leque de possibilidades de montagens, folgas e coberturas, que trataremos à seguir.

Chegamos no momento de fazer contas. Para facilitar a vida de todos vamos disponibilizar uma tabela simples para calculo de recobrimento de portas.

Fórmula para o Cálculo de Recobrimento de Portas

Cálculo de Recobrimento

Para efeito de uma melhor compreensão dos objetivos dos cálculos, segue abaixo o resultado com os recobrimentos mais usuais encontrados nos móveis convencionais.


No próximo e conclusivo post estaremos finalizando este assunto apresentando os procedimentos de regulagem de portas e dobradiças através dos parafusos ou mecanismos de regulagem existentes.


0 comentários:

Postar um comentário