Videos de montagem de móveis e esquemas passo-a-passo: Conheçam a mãe criadora. ~ Montagem e Desmontagem de Móveis SP (011) 4118-6437 | BLOG POM

Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil. Orçamento via Whatsapp.

Suporte WhatsApp

10/28/2013

Videos de montagem de móveis e esquemas passo-a-passo: Conheçam a mãe criadora.

Portal do Montador de Móveis
Em 1994 (duas décadas atrás), atuando como Gerente de Marketing e Desenvolvimento de Produtos na Santos Andirá Ind.de Móveis Ltda, eu Adélia Aparecida Covre, designer industrial, efetuando um treinamento na matriz das Lojas Marabraz na Vila Cachoerinha-SP, constatei na prática o quanto os montadores participantes estavam despreparados no tocante a conhecimentos técnicos fundamentais.

As dúvidas existiam desde matérias-primas, ferragens, acessórios, manuseio de peças até o fato de estarem perdidos com relação à sequência correta de montagem de um guarda-roupas que desenvolvi, resultando esse desconhecimento em desperdício de tempo na montagem, além da potencial geração de um alto índice de assistência técnica para a empresa.

Retornando de tal treinamento, analisei o próprio esquema de montagem por mim desenvolvido e percebi que as informações poderiam ser substancialmente aprimoradas para melhor compreensão daqueles que efetuavam o verdadeiro pós-venda (os montadores de móveis). Existia espaço para uma total reformulação do que conhecíamos como esquema de montagem na época, uma simples vista explodida.

Foi quando tive a ideia de desenvolver um esquema de montagem inédito e diferenciado, onde o montador de móveis encontraria todas as informações necessárias para uma boa montagem e assim fosse mais produtivo,  obtendo ainda consequentemente a redução potencial dos índices de assistência.

Precisando de aliados e preocupada com o recente surgimento do código do consumidor no mercado brasileiro, a filosofia do monte você mesmo e outros, resolvi então expor minha ideia ao então responsável pela Engenharia de Produção da Santos Andirá, o Engenheiro Mecânico Claudio Perin, obtendo dele total apoio para um projeto ousado para a época....o esquema de montagem passo-a-passo, desenvolvido então à quatro mãos.

Em conjunto acabou surgindo outra ideia ainda mais arrojada, a de aperfeiçoar o esquema a tal ponto que além de informações quanto a materiais, manuseio, quantidade de ferragens, acessórios e limpeza, todos os componentes seriam codificados para melhor identificação dos mesmos, tanto pelo montador e cliente final na hora da montagem, quanto para o setor de atendimento ao cliente no momento de prestar assistência. Nascia também assim, a codificação para o futuro SAC.

Apenas isso ainda não seria o bastante, sabia-se que para se entreter essa classe de profissionais provenientes do "faz-tudo, hoje marido de aluguel", existia ainda outra questão a ser resolvida, a intensificação dos treinamentos para montadores nas lojas.

Para fazer um trabalho de tamanha extensão seria gasto muito tempo e o envolvimento de mais pessoas o que resultaria em custos elevados, Com isso surgiu ainda outra ideia derivada e inovadora também pioneira no mercado, imediatamente incorporada pela diretoria da empresa....a de se montar um treinamento de montagem dos produtos da linha em vídeo-VHS e utilizar os próprios vendedores para distribuí-las em todos os clientes. (Sim, no velho vídeo cassete!)


Claro que junto a todo esse pioneirismo e ousadia, a empresa foi aperfeiçoando essa ideia até lançar no mercado a primeira unidade móvel de treinamento para montadores do Brasil (o Instituto Santos Andirá), onde uma carreta foi cuidadosamente preparada para funcionar como um auditório móvel para tais treinamentos, percorrendo todo o país capacitando montadores.

A partir daí nenhum produto da linha foi lançado sem que houvesse um vídeo de montagem e estes eram inclusive muitas vezes, anexados às embalagens dos produtos, revolucionando assim o mercado. Estava criado então o vídeo de montagem de móveis.

Hoje olho para trás, parece simples estes videos no YouTube, mas criamos tudo isto sem internet, sem edições de vídeo por computador e sem grandes recursos logísticos. Tínhamos apenas o peito cheio de carinho pelo que fazíamos e a cabeça cheia de sonhos, vontade e determinação, muita determinação!
Imagem (com saudoso Milton dos Santos) e texto gentilmente cedidos e elaborados pela colaboradora neste post - Adélia Covre









0 comentários:

Postar um comentário