Lojas de Móveis Online adotam Montadores Credenciados POM como ferramenta de redução de custos e reclamações ~ Montagem e Desmontagem de Móveis SP (011) 4118-6437 | BLOG POM

Montagem de Móveis Corporativos e Residenciais em diversas cidades do Brasil. Orçamento via Whatsapp.

Suporte WhatsApp

9/20/2015

Lojas de Móveis Online adotam Montadores Credenciados POM como ferramenta de redução de custos e reclamações

Venda de móveis pela internet requer aparato profissional na montagem

venda de moveis pela internet
O mercado de móveis já não pode dizer que as vendas pela internet são uma simples aposta futura. Longe de dizer que este canal de comercialização encontra-se atualmente maduro, também não se pode dizer que o mesmo não possui forte relevância atual em termos de volume de transações.

Este crescimento acentuado vem ocorrendo na prática desde o ano de 2012 quando um expressivo número de lojas online passou a participar de maneira mais efetiva e agressiva deste nicho de mercado, os móveis. Isto não ocorreu mais cedo simplesmente por questões logísticas e tecnológicas que se lapidavam entre plataformas de comercialização e respectivos executores das atividades que um simples click no botão comprar são capazes de gerar.

Vender móveis é diferente de vender demais itens do varejo. Assim como o alimento perecível que tem suas implicações, vender móveis também carrega muitas peculiaridades. Dentre tantas, a maior certamente é a montagem do produto, quando necessária.

Imaginar uma loja de móveis online de abrangência nacional com montadores próprios é algo que demanda uma estrutura impraticável em termos de custos de mão-de-obra e de gestão. Dada esta observação, encontramos uma das primeiras explicações para a onda de terceirização da montagem. Já que o montador atende a loja online como prestador, por que não atender também a loja física? Esta é a lógica, a evolução do modelo virtual provocou ecos de transformação no modelo físico. é isto que observamos atualmente.

Seguindo adiante, o raciocínio esbarra na questão da qualidade da mão-de-obra disponível no mercado, dado que o mesmo não é um funcionário. Se todos os montadores de móveis autônomos são anunciados como os melhores prestadores de serviço existentes no mercado, obviamente que os ruins trocaram de profissão, não é? Mas onde estão os montadores de habilidades medianas então? Certamente que se divulgam no mercado entre os melhores, óbvio!

O perigo na verdade é quando um indivíduo insiste na profissão da montagem após sucessivos erros por falta de qualificação. É preciso encarar o espelho e perguntar se realmente leva jeito para a atividade, se é disso que gosta e se a resposta for sim, investir de verdade em ser um bom montador. O cliente não consegue enxergar este fato, para ele montador de móveis é um profissão e ponto final.

O Portal do Montador insiste na necessidade de classificação da montagem segundo especialidades. Contratar um montador de móveis exige cuidados. Como regra geral este montador não quer perder um orçamento e pode aceitar correr o risco de montar aquilo para o qual ainda não se encontra devidamente preparado.

Durante a formatação do perfil profissional de um montador de móveis credenciado POM este é o grande cuidado exigido para o credenciamento que realizamos. Somado às questões comportamentais e habilidades com o ferramental específico para a atividade, é ele o perfil que faz o link entre o profissional e o tipo de montagem que o cliente necessita.

Ser um montador de móveis profissional não é saber montar a mais complexa instalação comercial, existe o profissional dos móveis convencionais apenas, desde que a montagem ocorra exatamente dentro do script para ela desejado, tá valendo...Temos aí um profissional sim.

As lojas de móveis online possuem adicionalmente um grande desafio na equação preço x qualidade. Tenho uma opinião particular que toda loja de móveis online deveria ter um gestor da qualidade, atuando em conjunto com o departamento de compras, de  maneira a garantir uma especificação técnica no critério de aquisição o mobiliário. Não existe crise econômica que justifique a aquisição de produtos abaixo de especificações mínimas da qualidade.

Este sim continua sendo um grande desafio, não enviar para a casa do cliente um produto que já apresente algum tipo de avaria, mesmo que imperceptível no produto embalado. Análises estatísticas por fornecedor são um tipo de acompanhamento OBRIGATÓRIO para quem vende móveis pela internet. É preciso estratificar de onde surgem os problemas apontados na casa do cliente e atacá-los até sua erradicação.

Então, se a loja de móveis online tem uma estrutura significativamente menor que a física em diversos setores operacionais, precisa por outro lado ter um departamento da qualidade bem estruturado e atuante. Inclusive desejavelmente superior ao existente em lojas físicas, para que o modelo de negócio funcione com garantias REAIS para o consumidor final.

O Portal do Montador segue do lado de cá, com o compromisso de identificar e classificar montadores de móveis profissionais autônomos que possam fazer a diferença dentro da cadeia moveleira. Não temos disponível  todo o tempo que desejamos para o POM, mas temos conosco os profissionais da montagem que todos desejam no mercado, este é o fato!

Sucesso a todos, outubro vem aí, abrindo a alta temporada da montagem de móveis.


Cláudio Perin

0 comentários:

Postar um comentário